O edital de licitação do Sistema BA 093, que interligará 17 municípios, será realizado até março de 2009. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3) durante reunião do secretário do Planejamento, Ronald Lobato, com representantes do BNDES, onde buscou-se firmar novos convênios e trocar informações sobre o andamento do projeto, cujo investimento previsto é de R$ 200 milhões.

Durante o encontro, realizado na Secretaria do Planejamento (Seplan), Lobato ressaltou a importância da substituição de incentivos fiscais por investimentos em infra-estrutura e logística, bem como a necessidade de implantação do sistema para o desenvolvimento da Bahia. “Ao exportarmos de 30% a 40% por outros portos do país perdemos competitividade. Temos que reverter essa situação e, nesse ponto, o sistema é o único projeto do Brasil com uma proposta integrada, articulada e eficiente, do ponto de vista de transporte de cargas, junto ao principal pólo petroquímico da América do Sul”, afirma.

Para o assessor da presidência do BNDES, Paulo Lins, o caráter inovador do projeto reforçou a sua aprovação junto ao banco. “Entendemos que este projeto é de grande importância para a infra-estrutura da Bahia, pois faz uma ligação logística entre as áreas que compõem 50% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, além de ser uma concessão de infra-estrutura de transportes do tipo urbana”, destaca.

Quanto aos prazos para a implementação do sistema e a transferência de conhecimento para os técnicos locais, Lins afirma que haverá a formação de um grupo executivo com representantes de diferentes secretarias e órgãos do governo da Bahia, trabalhando em conjunto com os consultores e com o BNDES na estruturação do projeto. “Até setembro concluímos o estudo que indicará os elementos do projeto básico e seis meses depois, faremos a licitação”, disse.

Projeto

Com 194,3 quilômetros, o Sistema BA 093 vai integrar os principais Pólos Industriais do Estado – Candeias, Camaçari e CIA – com os portos de Aratu. A proposta visa reduzir o número de acidentes, o tempo de viagem, o custo de transporte e seguros e eliminar os pontos críticos.

Dentre as principais intervenções previstas estão a melhoria do próprio traçado, a duplicação de alguns trechos, o aumento da capacidade de fluxo, através da inclusão de uma terceira faixa nas subidas, e a manutenção da sinalização vertical e horizontal.

De acordo com o secretário, a proposta é acelerar o andamento do sistema para acompanhar a proposta de concessão federal dos trechos da BR-324, entre Salvador e Feira de Santana, e da BR-116, entre Feira de Santana e a divisa com o estado de Minas Gerais.

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que o número de veículos que circulam pelas rodovias do sistema diariamente é superior a 60 mil, sendo a maioria deles transportes de cargas.