Mais nove municípios baianos da Serra Geral passam a contar com os serviços do Samu -192. Em Guanambi, onde funcionará a base central das operações, foram entregues, nesta sexta-feira (11), onze ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional. No município, o governador Jaques Wagner também assinou a ordem de autorização para o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que vai beneficiar mais da metade da população.

Das onze ambulâncias, nove são de Suporte Básico, uma de Suporte Avançado e uma de Reserva Técnica. Três ficarão em Guanambi e as outras oito serão encaminhadas para Malhada, Caetité, Iuiu, Candiba, Pindaí, Matina, Urandi e Palmas de Monte Alto.

O investimento para a implantação do serviço foi de R$ 5, 5 milhões. Nos municípios, o governo federal arca com 50%, o Estado, com 30%, e prefeituras, com 20%. O coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Cloé Alves, veio de Brasília para a solenidade de implantação. Segundo ele, o serviço já está disponível em 1.085 municípios brasileiros, “para o benefício de 98 milhões de pessoas”. A Central de Guanambi é a de número 133.

Os pacientes atendidos pela ambulância de Suporte Avançado vão ser transferidos para a sala semi-intensiva do Hospital Regional de Guanambi, inaugurada, nesta sexta-feira, com três leitos e equipamentos de emergência como respiradores e monitores.

“Será uma unidade para suporte imediato, que dará apoio à UTI nos casos em que ela estiver lotada”, explica Ariovaldo Boa Sorte, diretor geral do hospital. A instituição atende uma média de 400 pacientes por dia nos ambulatórios e emergência, vindos de cerca de 30 municípios da região.

Mais ações

Prefeitos da região e do oeste e sudoeste baiano participaram do evento, juntamente com o vice-governador Edmundo Pereira, os secretários Afonso Florence (Sedur), Jorge Solla (Saúde) e Rui Costa (Serin). O secretário da Saúde anunciou que, nas próximas semanas, mais três municípios (Igaporã, Riacho de Santana e Carinhanha) passam a integrar o Samu-192.

“Até o final de abril, início de maio, no mais tardar, atingiremos 44% dos municípios baianos integrados pelo Samu-192, com a implantação das centrais da Região Metropolitana de Salvador, Litoral Norte, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso”, afirmou.

Localizado em uma das ramificações da Serra Geral, Guanambi, a 796 quilômetros de Salvador, possui clima e solo propícios à lavoura, mas o comércio é vigoroso e se destaca na região. Sua população hoje é estimada em mais de 70 mil habitantes e, apesar de contar com um potencial hídrico relevante (o município faz parte da bacia hidrográfica do São Francisco), tem problemas de abastecimento e de esgotamento sanitário.

Estimada em mais de R$ 36 milhões, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário prevê a implantação de rede coletora com 230 mil metros, 4 estações elevatórias, uma estação de tratamento de esgoto e ligação intradomiciliar de mais de 15 mil casas. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Wagner ressaltou a importância das obras de saneamento básico para a saúde pública, porque previnem doenças. E completou dizendo que nunca viu, em nenhum país do mundo, um paciente sem um tostão no bolso ser atendido gratuitamente como faz o Sistema Único de Saúde. “E o Samu é o braço móvel do serviço de emergência do Sus”, lembrou o governador.

A estudante Juliana Pinheiro foi salva por uma das ambulâncias. “Estava desacordada quando os médicos do Samu chegaram em minha casa. Mais dez minutos e eu não estaria aqui para contar essa história”, afirmou.

Já a perfuração do poço tubular irá beneficiar moradores da zona rural das localidades de Bem Bom, Teiú e Brindes. O terreno apresenta uma grande concentração de sais e, para transformar a água de salobra em potável, será implantado um dessalinizador. A partir desse manancial, a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) construirá sistemas simplificados de abastecimento de água.