O governo da Bahia entregou hoje ao município de Simões Filho três ambulâncias do Samu 192. Localizada no Recôncavo, a cidade foi beneficiada também com outras ações do Estado, como abertura de uma Farmácia Popular, autorização para reforma do mercado municipal, implantação de sistema de esgotamento sanitário e entrega de três caminhões do Corpo de Bombeiros.

O pacote de ações foi anunciado à população em um rápido evento que reuniu secretários estaduais e lideranças municipais em frente ao mercado. As ambulâncias fazem parte dos 54 veículos que chegam à Bahia neste primeiro semestre para garantir a cobertura em todas as cidades que possuem mais de 100 mil habitantes, como determina a Portaria 1.864 do Ministério da Saúde.

Esta semana serão entregues as ambulâncias de Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, que, além de atender a sede, garantem o serviço nos municípios vizinhos. Até o final do mês, o Samu chega a Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Com isso, serão mais 28 cidades beneficiadas, o que significa uma cobertura de 47% do estado.

De passagem por Salvador, Maria dos Prazeres Souza teve uma complicação de rinite alérgica. Sem plano de saúde e sem saber que hospital procurar, ela resolveu acionar o Samu 192. “Foi minha salvação. Eles me deram nebulização e me medicaram. O atendimento foi tão bom que liguei no outro dia para elogiar”, disse. Moradora de Simões filho, ela ficou satisfeita ao ver que sua cidade já conta com o serviço.

Assim como o Samu, a Farmácia Popular é outra ação do governo para garantir a assistência e o tratamento de saúde de qualidade para os baianos. Depois de instalar oito unidades em Salvador, o Estado começa a expandir o serviço para o interior. Somente este mês, as farmácias, que vendem remédios a preços abaixo do mercado, vão chegar a Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Santo Amaro. Uma unidade também foi entregue hoje em São Sebastião do Passé.

A meta do governo estadual é implantar 70 farmácias em toda a Bahia, até 2010. Para as pessoas de baixa renda como a auxiliar administrativa Elza Celestino, 47 anos, a diferença no preço faz a diferença na manutenção do tratamento. Ela foi conferir de perto quanto vai pagar nos medicamentos que dá todo mês a uma prima. “Tem remédio que eu pago R$ 25, e na Farmácia Popular eles vendem por R$ 13. Isso vai fazer muita diferença para mim”, disse.

O mercado municipal de Simões filho também vai ganhar uma reforma geral, que contemplará os boxes dos açougues, reservatórios, cobertura e sanitários. O custo total do investimento é de R$ 1 milhão.

Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, ele será realizado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e beneficiará 26 mil habitantes. A previsão do início da obra é para maio deste ano. O investimento será de cerca de R$ 27 milhões e o sistema terá rede coletora, duas unidades de estação elevatória, linha de recalque, uma unidade de estação de tratamento, emissário, além de 6.200 ligações intradomiciliares.

Segundo o projeto, o sistema será uma parte convencional, com 73 quilômetros de rede, e outra condominial, com 40 quilômetros. Em paralelo à execução dos serviços de implantação dos equipamentos, será desenvolvido na cidade um projeto técnico social para a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da obra. A comunidade vai participar do acompanhamento das intervenções nas áreas contempladas, como exige a Lei do Saneamento, sancionada em janeiro de 2007.