LOCAL: Município de Bom Jesus da Lapa, na região Médio São Francisco, a 777 quilômetros de Salvador.
DATA: 11.04.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) Regional, da reforma da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), das obras de saneamento básico e da pavimentação de algumas localidades do município, além da creche municipal. Na oportunidade será anunciada a perfuração de 15 poços tubulares e a reforma do ginásio de esportes do município.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. SAMU

Estrutura: Dispõe de uma base, ou posto fixo, e ambulâncias que só podem deixar a base sob regulação das urgências, que é feita na Central de Regulação do Samu, situada na sede de cada regional. Serão entregues no município três ambulâncias, sendo uma de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e uma de Reserva Técnica (RT) .

USB: São equipadas com suporte de soro, rede de oxigênio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta de parto, pranchas curta e longa, talas para imobilização, colar cervical, colete imobilizador, bandagem e medicações. A equipe é formada por um técnico em enfermagem e um condutor.

USA: São dotadas com estrutura semelhante à de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contendo, além de todos os equipamentos das USB, respirador, monitor cardíaco e desfibrilador, oxímetro de pulso, bomba de infusão, material para acesso venoso e material para entubação. A equipe é composta por um médico, um enfermeiro e um condutor.

2. CIRETRAN

Unidade: Contará com 10 funcionários a mais, cedidos pela prefeitura municipal. Foram investidos R$ 77 mil (recursos do município) na obra e na instalação de novos equipamentos.

3. SANEAMENTO BÁSICO

Obra: Contará com 22 quilômetros de rede coletora e duas mil ligações domiciliares. Cerca de 8 mil pessoas serão beneficiadas. Foram investidos R$ 3 milhões, com recursos da Companhia de Desenvolvimento do São Francisco (Codevasf) e do município.

4. PAVIMENTAÇÃO

Obra: Realizada nas localidades de João Paulo II, Magalhães Neto e Maribondo. Foram pavimentados 38.000m², beneficiando cerca de 8 mil habitantes, num investimento de R$ 1,4 milhão, com recursos da União e da prefeitura municipal.

5. CRECHE

Prédio: Terá uma área construída de 1.020 m² e atenderá 200 crianças. Foram gastos na obra e nos equipamentos R$ 520 mil e os recursos são próprios do município.

6. POÇOS

Localização: Ficarão nas localidades de Alagadiço-Lagoa da Mata, Barriguda, Calumbi, Capoeira, Curral das Vargens-Cabeça de Boi, Lagoa dos Potros-Circulo do Padre, Tamburil, Vargem, Marambaia Morrão, Sambaiba, Sarandi-Barauninha, Várzea da Onça e no assentamento de Bom Sucesso. A partir desses mananciais, a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) construirá sistemas simplificados de abastecimentos de água.

7. GINÁSIO

Obra: Contará com a troca de todo o piso, das telhas, das portas e portões e da pintura interna e externa. Será refeita também a alvenaria de bloco e recuperada a estrutura metálica, o alambrado, as traves de futsal, as tabelas de basquete e os postes de vôlei. Além disso, serão revistas as instalações elétricas e hidráulicas, instalada rede de proteção em volta da área de jogo e feita a capinação da área externa.