LOCAL: Município de Feira de Santana (Centro Cultural Amélia Amorim – Avenida Presidente Dutra, s/n, Capuchinhos), na região Paraguaçu, a 108 quilômetros de Salvador.
DATA: 08.04.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 15h45

O QUE É: Anúncio de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário (SES) das bacias do Jacuípe e do Subaé e do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA), de recuperação de sistemas de abastecimentos água (SAA) críticos na região de Feira de Santana, entrega de três caminhões do Corpo de Bombeiros, autorização para implantação de 28 Centros de Cidadania Digital (CDC) e oito câmeras de vigilância e apresentação do projeto para a requalificação urbana e ambiental da Invasão Anchieta.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. ANÚNCIOS:

SES Jacuípe: O investimento da União e do Governo do Estado é de aproximadamente R$ 58 milhões e beneficiará cerca de 97 mil habitantes. A obra será executada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e consistirá na implantação de:

• 136.254 metros de rede coletora;
• 10.218 metros de interceptores;
• 4.164 metros de linha de recalque;
• 4.188 metros de emissário final;
• 5 estações elevatórias;
• 22.495 ligações intradomiciliares.

SES Subaé: Com recursos federal e estadual da ordem de R$ 32,2 milhões, é outra obra do PAC. Mais de 35 mil pessoas serão beneficiadas com a ampliação, que contará com:

• 116.224 metros de rede coletora e interceptores;
• 2.994 metros de linha de recalque;
• 4 estações elevatórias;
• 8.159 ligação intradomiciliares.

SIAA: Abastece cerca de 372 mil habitantes e atualmente apresenta um déficit de atendimento, por isso será ampliado para suprir a necessidade da população. É composto de adutora (9.668 metros), 22 estações elevatórias, estação de tratamento, 15 reservatórios e rede de distribuição (1.744.180 metros). Num investimento de aproximadamente R$ 11,7 milhões, a intervenção compreende a substituição dos equipamentos do poço por bombas, transformando poço seco em poço úmido, ampliação da estação de tratamento existente, implantação do sistema de lavagem de filtro e urbanização, recuperação e implantação de dosador de cloro, substituição dos conjuntos existentes de estação elevatória, remanejamento de um conjunto moto-bomba do prédio antigo para o novo, recuperação da estrutura existente, além da instalação de 476 metros de adução, um reservatório, 61.820 metros de rede de distribuição, 1.775 novas ligações domiciliares e ainda 461 hidrômetros em ligações existentes.

SAA críticos: O projeto consiste na recuperação dos sistemas de Água Fria, Araci, Conceição do Coité, Feira de Santana, Lamarão, Santo Estevão, Valente, entre outros. As ações visam a ampliação da capacidade dos sistemas, entre elas estão a perfuração e instalação de poços tubulares e adutoras de água bruta e a substituição e implantação de equipamentos. O investimento passa dos R$ 14,2 milhões.

2. ENTREGA:

Equipamentos móveis: São de três tipos diferentes: um autobomba-tanque (ABT), empregado para incêndios urbanos, dotado de mangueiras, escada simples, esguicho e fardamento especial para o bombeiro. O segundo tipo, aeródromo (AER), faz o combate de incêndios em aeroportos e nos arredores e possui a base de espuma para poder se aproximar das naves em chamas. O último modelo, auto-rápido urbano, é mais ágil e menor do que os carros convencionais e foi projetado para fazer intervenções iniciais e também resgate e salvamento. O veículo conta com os mesmos utensílios do ABT, além de macas, respiradores, equipamentos de salvamento em altura e aquático.

Investimento: R$ 900 mil.

3. AUTORIZAÇÃO:

CDCs: São espaços públicos equipados com dez computadores, uma impressora e um servidor de rede que utilizam softwares livres e são conectados à internet, promovendo acesso gratuito às tecnologias como meio para a inclusão social. Os centros fazem parte da ampliação do Programa Cidadania Digital, que conta com 364 CDCs instalados no estado e permitiu sete milhões de acessos à internet apenas no ano passado. O principal público beneficiado são os jovens baixa renda, sendo que 67% dos usuários têm até 21 anos de idade, 93% do público freqüenta escola pública e 90% dos usuários do programa têm renda familiar de até dois salários mínimos. Mais 326 CDCs estão em processo de implantação e para 2008 a previsão é instalar mais 380, tendo como parceiras locais as prefeituras, ONGs, igrejas, comunidades afro-descendentes, assentamentos rurais, comunidades indígenas e quilombolas.

Câmeras de vigilância: São frutos da parceria entre as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Segurança Pública (SSP). Serão implantadas no Centro e nas principais vias da cidade (Avenidas Getúlio Vargas, Senhor dos Passos, Maria Quitéria, João Durval, Sampaio e nas Ruas Conselheiro Franco, Sales Barbosa e J.J Seabra), como forma de prevenir assaltos e roubos e aumentar a segurança da população.

4. APRESENTAÇÃO:

Projeto: Faz parte do Programa Dias Melhores, que tem como objetivo melhorar as condições de acesso à infra-estrutura básica e serviços essenciais e elevar a qualidade de vida em áreas de pobreza da capital e no interior do estado, por meio da articulação de intervenções sociais, econômicas e físico-ambientais, buscando o desenvolvimento com inclusão social.

Dados: A área total de intervenção é de 141.698,95 m². Serão construídas 390 unidades habitacionais e beneficiadas 4,5 mil pessoas com ações sociais. Além disso, vias de acesso ao local e equipamentos, como creche, centro comunitário e praças, também serão construídos para a população. O investimento total ultrapassa 13,5 milhões.