Entre 14 e 18 deste mês, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realiza a operação Som Maneiro em toda a Bahia para verificar se os aparelhos de som e similares, vendidos nos estabelecimentos comerciais, estão em conformidade com as exigências do Inmetro.

A operação, que faz parte do planejamento anual do Inmetro e acontece em todo o país, tem como objetivo verificar se os equipamentos apresentam etiqueta com todas as informações corretas, claras, precisas e em local bem visível ao usuário sobre suas características e qualidades.

Há três anos, a indicação de potência sonora utilizada por muitos fabricantes desses equipamentos era a PMPO (Peak Music Power Output). Essa potência não é normatizada, o que causava dificuldade e confusão ao consumidor na hora da compra. Através do Programa de Análise de Produto, do Inmetro, para analisar a medição da potência sonora, foram identificados desvios quanto a potência declarada pelo fabricante e a obtida nos laboratórios.

A Portaria 054, de março de 2006, foi publicada para estabelecer regras iguais para esses equipamentos, tanto para sua fabricação como para importação e comercialização. Tudo para garantir tranqüilidade e clareza na hora de adquirir os equipamentos de som.

Assim, a potência (unidade de medida WATT) deve ser indicada em RMS (Root Mean Square). Não é mais permitida a utilização da potência PMPO. As regras valem para todos os produtos comercializados no Brasil.
O Ibametro informa que a fiscalização acontece apenas com os equipamentos que estão à disposição para a venda, não valendo para os que já foram adquiridos.