Os cursos de pinturas artesanais e costura industrial, voltados para os internos da Penitenciária Lemos Brito (PLB) e do Conjunto Penal de Jequié, começam nesta quarta-feira (16). Em cada unidade, pelo menos 25 detentos serão contemplados pelas oficinas promovidas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A capacitação dos detentos é um dos principais objetivos da Secretaria. De acordo com o coordenador administrativo do Conjunto Penal de Jequié, Ricardo Almeida, o intuito do curso é prover de conhecimentos técnicos os internos para que eles trabalhem em atividades laborativas dentro da unidade e, mais importante ainda, prepará-los para a reintegração à sociedade.

Reclusos de diversas unidades prisionais já foram contemplados com cursos em diferentes áreas desde o início do ano. Somente este mês, iniciaram-se as aulas de pedreiro polivalente, no Conjunto Penal de Juazeiro, e as de panificação e eletrificação predial, no Conjunto Penal de Simões Filho. No primeiro trimestre, os internos da PLB, do Hospital de Custódia e Tratamento (HCT) e da Colônia Lafayete Coutinho (CLC) tiveram aulas de eletrificação predial.

A intenção é estender as atividades laborativas deste porte para todas as unidades do estado. Valença, Feira de Santana, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Serrinha e Lauro de Freitas também já foram inseridos no cronograma de cursos.