Quarenta 40 internos do Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, recebem, nesta quinta-feira (3), às 9h, o certificado de conclusão do curso de Eletrificação Predial oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com o objetivo de ressocializar e profissionalizar os detentos dos conjuntos penais da capital e do interior do estado.

As unidades contempladas, em Salvador, são a Penitenciária Lemos de Brito (PLB), Hospital de Custódia e Tratamento (HCT) e Colônia Lafayete Coutinho (CLC). A intenção é estender as atividades laborativas deste porte para todos os conjuntos penais do estado, sempre sob a fiscalização da secretaria, que acompanha a frequência dos professores e dos internos.

Valença, Feira de Santana, Juazeiro, Simões, Teixeira de Freitas, Serrinha e Lauro de Freitas também já foram inseridos no cronograma de cursos. “Dar oportunidade de profissionalização para os internos em regime fechado é algo bastante significativo para sua vida após o cumprimento da pena”, afirma a técnica de coordenação em atividades laboratoriais da SJCDH, Cléo Menezes.