Sônia Carneiro
(de Brasília)
Fazer políticas públicas para o jovem. Esse foi o motivo que mobiliza a participação de jovens da Bahia e de todo o país, totalizando cerca de 2 mil, na 1ª Conferência Nacional da Juventude, que iniciou no domingo e vai até o dia 30 de abril, no Parque da Cidade, em Brasília.

Com uma das maiores delegações do país, a Bahia está representado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), com mais 75 delegados eleitos nas conferências regionais e mais 34 eleitos em etapas municipais. Foi montado um stande dedicado à Bahia, com elementos culturais, publicações, registros e informações sobre as políticas do governo para a juventude e os debates ocorridos durante as conferências regionais e a conferência estadual.

Antes da Conferência Nacional, em todos os estados, nos meses de fevereiro e março, foram realizadas as conferências regionais para discutir idéias e sugestões que possam ser transformadas em políticas públicas para o jovem.

Pela primeira vez na Bahia, o Governo do Estado realizou conferências da juventude nos territórios de identidade. Elas fazem parte do modelo de participação democrática da população nas políticas públicas. Na 1ª Conferência Nacional da Juventude os grupos temáticos vão discutir as resoluções dos jovens de todo país e propor políticas públicas para o governo federal.

A Coordenadora da Conferência Estadual da Juventude, Mary Cláudia, explicou que as Conferências regionais e a estadual, com seus grupos temáticos, forneceram importantes subsídios ao governo da Bahia na elaboração de suas políticas públicas para os jovens do estado, com a participação e sugestões debatidas e encaminhadas pelos próprios jovens.

Os grupos temáticos, orientados pela metodologia usada em todas as conferências regionais do país, reuniram-se para compor propostas sobre assuntos que estão ligados à vida do jovem, como educação, tecnologia, mercado de trabalho, meio ambiente, cultura, política e participação, lazer, esporte, saúde, drogas, e a violência. Eleitos nessas conferências, os delegados estão encaminhando as propostas aprovadas nas etapas regionais ao plenário da 1ª Conferência Nacional da Juventude.

“Poder, enquanto jovem, fazer política pública é fundamental. Tanto na esfera estadual quanto na federal criar espaços de participação é parte importante do método de governar. As Conferências vão se tornar políticas reais e concretas”, explicou o Coordenador da Conferência da Juventude na Bahia, Éden Valadares.

O governador Jaques Wagner criou o Grupo da Juventude composto por seis secretarias do Estado e vai sistematizar as propostas para transformá-las em um Plano Estadual da Juventude, com objetivo de articular e implementar as políticas públicas da Bahia.

Na 1ª Conferência Nacional da Juventude, o jovem é o protagonista da política pública no âmbito nacional. Para Mary Cláudia esse evento representa um novo momento para a construção das políticas para o jovem. “Uma história que se constrói no presente e se desenvolve para o futuro” destacou a Coordenadora.