Encaminhadas pela delegação de jovens do Estado da Bahia, a 1ª Conferência Nacional da Juventude, que se realiza em Brasília, aprovou em seu segundo dia de trabalho, como uma das propostas mais votadas, a inclusão da pauta da juventude negra e a necessidade de combate ao racismo como uma das políticas prioritárias para a juventude brasileira. A participação da delegação baiana foi destaque no encontro,e as propostas encaminhadas estão entre as mais votadas.

Cerca de 2 mil jovens mobilizaram o segundo dia da 1ª Conferência Nacional da Juventude, entre delegados e convidados participantes. As delegações dos estados se dividiram em 23 grupos para o debate de 20 temas. Os temas educação, trabalho, diversidade e combate ao racismo foram priorizados pela delegação baiana que atuou dividida em quatro grupos para a avaliação da grande quantidade de propostas.

Cada grupo se movimentou com o objetivo de defender a aprovação de suas propostas encaminhadas ao plenário, no momento interativo, no qual foi feita a leitura das decisões dos grupos temáticos na tenda principal da Conferência. As delegações têm direito de votar em 10 das propostas encaminhadas. O resultado final será divulgado no final no encerramento da Conferência, nesta quarta-feira (30).