Transversalização da Educação Ambiental no Estado da Bahia. Este foi o tema do evento realizado nesta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan). Na oportunidade, representantes de diversas secretarias e órgãos da administração indireta do Estado estiveram reunidos para discutir a implementação de políticas públicas de educação ambiental.

O superintendente de Gestão e Avaliação da Seplan, Mário Freitas, destacou algumas diretrizes do Plano Plurianual (PPA) que versam sobre a preservação e recuperação do meio ambiente e a sua sustentabilidade. Dentre as principais ações, destaque para a capacitação de agentes multiplicadores em educação ambiental e o intercâmbio de conhecimentos e experiências na estratégia de uso dos recursos naturais.

Uma das palestrantes convidadas, a professora da Universidade de São Paulo (USP), Sandra Ribeiro, falou sobre a importância das etapas de mapeamento, diagnóstico e intervenção na ação ambiental, bem como a necessidade de se formar a consciência ambiental crítica e pró-ativa em contrapartida “a idéias e sentimentos colonizados pela massificação de ideais de progresso e desenvolvimento”.

Após os representantes das secretarias e autarquias identificarem conexões entre as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e as suas respectivas áreas de atuação, foi criada a Comissão Intersetorial da Transversalidade em Educação Ambiental.