LOCAL: Município de Guanambi, na região Serra Geral, a 796 quilômetros de Salvador.
DATA: 11.04.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 11h30

O QUE É: Inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) Regional e anúncio de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) e de perfuração de poço tubular.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. SAMU

Estrutura: Dispõe de uma base, ou posto fixo, e ambulâncias que só podem deixar a base sob regulação das urgências, que é feita na Central de Regulação do Samu, situada na sede de cada regional. Serão entregues no município 11 ambulâncias, sendo nove de Suporte Básico (USB), uma de Suporte Avançado (USA) e uma de reserva técnica. A estrutura beneficiará, além de Guanambi, as cidades de Malhada, Caetité, Iuiu, Candiba, Pindaí, Matina, Urandi e Palmas do Mente Alto.

USB: São equipadas com suporte de soro, rede de oxigênio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta de parto, pranchas curta e longa, talas para imobilização, colar cervical, colete imobilizador, bandagem e medicações. A equipe é formada por um técnico em enfermagem e um condutor.

USA: São dotadas com estrutura semelhante à de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contendo, além de todos os equipamentos das USB, respirador, monitor cardíaco e desfibrilador, oxímetro de pulso, bomba de infusão, material para acesso venoso e material para entubação. A equipe é composta por um médico, um enfermeiro e um condutor.

Investimento: Aproximadamente R$ 5,5 milhões.

2. SES

Situação: O sistema existente foi construído pelo município e encontra-se precário, inclusive não contemplando o tratamento do esgoto. Orçada em mais de R$ 36 milhões, a ampliação beneficiará cerca de 57 mil habitantes. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e consistirá na implantação de:

•  229.026 metros de rede coletora;
  •  10.178 metros de interceptores;
  •  4 estações elevatórias;
  •  4.051 metros de linha de recalque;
  •  1 estação de tratamento;
  •  15.057 ligações intradomiciliares;
  •  129 metros de emissário final.

3. POÇO

Situação: Por o terreno apresentar uma concentração de sais acima do permitido para consumo humano, para a instalação do poço a solução encontrada foi a implantação de um dessalinizador que transforma a água salobra em potável. A obra atenderá a localidade de Bem Bom-Teiu-Brindes e a partir desse manancial a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) construirá sistemas simplificados de abastecimentos de água.