Com o apoio da Bahia Pesca, empresa vinculada a Secretaria da Agricultura, TWB S.A, Fundação Odebrecht e Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca (Seap), foi fundada nessa terça-feira (29) a Associação Brasileira de Produção de Peixes Marinhos (Abrapema).

Empresários de todo o Brasil reuniram-se na sede da Bahia Pesca para criar a associação, que tem com objetivo principal de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe marinho no Brasil.

A assembléia geral de constituição da associação foi presidida por Aderbal de Castro, presidente da Bahia Pesca. Em princípio, o foco da associação será o Bijupirá. Para o presidente eleito Reinaldo Pinto, a espécie vai ajudar a elevar a oferta de carne de pescado no mercado, uma vez que a valorização deste peixe está em alta no mercado mundial. Acredita também que a Bahia será diretamente beneficiada, pois a criação pode ser um diferencial na recuperação de áreas economicamente fragilizadas, como a ilha de Itaparica.

A aqüicultura é a atividade que cada vez mais, tem garantido a presença do pescado na mesa do consumidor. Enquanto o estoque pesqueiro vem chegando ao seu limite de exploração, a produção do pescado pela aqüicultura tem aumentado de forma acelerada, sendo o setor de produção de alimentos que mais cresce no mundo. Atualmente, o Brasil ocupa a 25º posição no ranking de produtores mundiais, no entanto, tem potencial para alcançar as primeiras posições por conta das condições climáticas e extensa costa marítima.