Desde quinta-feira (24), os internautas podem visualizar as estatísticas dos municípios da Bahia em cartogramas coloridos e dinâmicos. A ferramenta, denominada Sistema de Dados Estatísticos Georreferenciados (SideGeo), foi lançada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão da Secretaria do Planejamento (Seplan).

O sistema já está disponível no site www.sei.ba.gov.br e vai facilitar o trabalho de quem quer compreender a distribuição do desenvolvimento no território baiano. Ele permite a espacialização de dados sociais, econômicos, geoambientais e de infra-estrutura em um mapa.

No seu lançamento, o SideGeo foi apresentado aos técnicos da Seplan, um dos públicos que devem explorar a ferramenta. O secretário Ronald Lobato avaliou que o SideGeo ajuda a reduzir o tempo de análise no planejamento de ações estratégicas, a exemplo da implantação de arranjos socioprodutivos. “Uma das primeiras demandas é comparar a produção de ovinos, caprinos, sisal, mandioca e sementes utilizadas na produção do biodiesel em relação à área cultivada nos municípios”, disse.

É possível integrar o sistema com o Google Maps para a visualização, via satélite, de uma região ou município. Ele permite ainda medir distâncias entre pontos localizados no território baiano, observar as coordenadas de um ponto escolhido, visualizar a divisão por territórios de identidade ou por regiões econômicas e averiguar os números da agropecuária, indústria e população da região pesquisada, entre outras informações.

A ferramenta continuará a ser aprimorada para melhor atender às demandas na área. Em breve, o sistema irá contemplar o cruzamento de dados qualitativos, como tipos de solo e vegetação, além de disponibilizar novas camadas de informações nos mapas.

Crie seu cartograma

O SideGeo espacializa em mapa as informações municipais contidas no banco de dados da SEI. O instrumento é fácil de ser manuseado por leigos no tema da estatística.

Passo a passo:
1. Acesse o site www.sei.ba.gov.br e clique em ‘Faça seu Cartograma’.
2. Selecione o tema da pesquisa. Exemplo: ‘Economia’, subtema ‘PIB Municipal – Produto Interno Bruto Total’.
3. Escolha sua tabela. Exemplo: ‘PIB Total’. Selecione uma variável. Exemplo: ‘PIB Per Capita’.
4. No item ‘Filtros’, escolha o(s) município(s) e o(s) ano(s) da sua pesquisa. Exemplo: ‘Todos os Municípios, Ano 2005’.
5. Em ‘Método de Representação’, escolha a formatação do seu cartograma. Exemplo: ‘Oito Grupos de Valores’, ‘Primeira Paleta de Cores’, ‘Exibição dos Limites Municipais e Estadual’.
6. Clique sobre o ícone ‘Gerar Cartograma’. O mapa aparece na tela, acompanhado de uma legenda explicativa.

Para pesquisas mais avançadas, a consulta deve ser dirigida à base de dados da SEI.