As áreas técnicas de Saúde da Mulher e de Saúde do Homem da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab|), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e 1ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), iniciam, segunda-feira (7), a partir das 9h, no 1º piso do Shopping Iguatemi, as atividades para marcar o Dia Mundial de Luta contra o Câncer (8 de abril).

A proposta é sensibilizar homens e mulheres para a importância da detecção precoce dos tipos de câncer mais freqüentes, que têm números alarmantes na Bahia. A estimativa é de que, este ano, o estado terá 1.790 casos novos de câncer de mama, 970 de colo de útero e 2.520 de próstata.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o registro de quase um milhão de novos casos de câncer no Brasil, em 2008 e 2009 – em torno de 466 mil a cada ano – sendo os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele tipo não melanoma, os de próstata e de pulmão, no sexo masculino, e mama e colo de útero, no feminino.

No shopping, será instalado um estande, que funcionará até quarta-feira (9), das 9 às 22h, para distribuição de material educativo e informativo, esclarecimento de dúvidas e orientações à população sobre a importância da promoção à saúde, alertando para a necessidade de adoção de hábitos saudáveis de vida e avaliações médicas regulares, principalmente com relação à detecção precoce do câncer de próstata, mama e colo de útero.

A data também será lembrada no Centro Estadual de Oncologia/Cican, com atividades que acontecem na recepção da unidade, de segunda a quarta-feira (7 a 9), com o objetivo de difundir informações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, além de promover uma reflexão sobre questões relacionadas à promoção da saúde e qualidade de vida.

Uma palestra da enfermeira Joana Gallo, do Hospital Aliança, sobre o tema “Gente que cuida da gente”, às 8h30min de segunda-feira, marcará o início da programação. No dia seguinte, a terapeuta ocupacional Selma Favila Ribeiro, do Centro de Referência Estadual na Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) fala sobre o tema “Como envelhecer com saúde”. Na quarta-feira, a médica e psicóloga Milena Ponde aborda o tema “Lazer e qualidade de vida – para que nos servem esses conceitos?”.