LOCAL: Município de Madre de Deus (Hospital Eduardo Ribeiro Bahiana, Avenida Milton Bahia Ribeiro), na região Metropolitana, a 70 quilômetros de Salvador.
DATA: 15.04.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Entrega de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADES: Serão entregues pelo governador em exercício, Marcelo Nilo, presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), sendo uma de Suporte Básico (USB) e uma de Suporte Avançado (USA).

ESTRUTURA: Dispõe de uma base, ou posto fixo, e ambulâncias que só podem deixar a base sob regulação das urgências, que é feita na Central de Regulação do Samu, situada na sede de cada regional, nesse caso, a da Região Metropolitana de Salvador.

USB: É equipada com suporte de soro, rede de oxigênio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta de parto, pranchas curta e longa, talas para imobilização, colar cervical, colete imobilizador, bandagem e medicações. A equipe é formada por um técnico em enfermagem e um condutor.

USA: É dotada com estrutura semelhante à de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contendo, além de todos os equipamentos das USB, respirador, monitor cardíaco e desfibrilador, oxímetro de pulso, bomba de infusão, material para acesso venoso e entubação. A equipe é composta por um médico, um enfermeiro e um condutor.

HISTÓRICO: No último dia 7 de abril, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), foram apresentadas 54 ambulâncias do Samu, que serão distribuídas em 22 cidades do estado. Com a entrega dessas unidades, a Bahia terá cobertura em todos os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes, como determina a portaria 1.864 do Ministério da Saúde, com exceção de Teixeira de Freitas, cujo projeto ainda está em fase de conclusão. Os municípios de São Sebastião do Passé, Simões Filho, Guanambi e Bom Jesus da Lapa já foram beneficiados.