Passeatas em vários pontos da cidade vão marcar o Dia D da Educação no combate à dengue, nesta quarta-feira (30). Nas ruas do centro de Salvador, a caminhada sairá às 9h do Campo Grande em direção à Praça Municipal. Com a participação de alunos, professores, diretores e funcionários das escolas, a caminhada será animada pela banda do Colégio da Polícia Militar, por fanfarras dos colégios da rede estadual como Duque de Caxias, Raphael Serravalle, Rubem Dário, além de outras manifestações artísticas e culturais das escolas.

Com o slogan Todos contra a Dengue: o que eu e a escola podemos fazer?, as passeatas integram as atividades da Secretaria Estadual da Educação (SEC), na campanha de governo Todos contra a Dengue, que vem mobilizando a sociedade. A orientação é que todas as 1.753 escolas da rede se mobilizem contra o Aedes Aegypti.

Em Mussurunga, os colégios estaduais Raul Sá, Padre Palmeira e Dirlene Mendonça percorrerão as ruas do bairro saindo de suas respectivas escolas em direção a Praça da Santinha, localizada na 2ª rotatória de Mussurunga I. As manifestações visam chamar a atenção da população da necessidade de um envolvimento pessoal e coletivo, no combate e controle da dengue.

No Imbuí, as escolas sairão em caminhada pelo bairro junto com algumas escolas da Boca do Rio, contando com a participação das associações do bairro e grupos religiosos.

Já as unidades escolares de Itapuã, Bairro da Paz e região farão uma caminhada, a partir das 9h, do antigo Casquinha de Siri em direção ao Abaeté. Participam também da caminhada, grupos culturais locais e associações do bairro.
As manifestações se repetirão também na Liberdade, Cajazeiras V, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e outros municípios do estado.

A proposta da Secretaria é mobilizar escolas particulares, municipais e entidades civis na mesma campanha, que vai contar com cinco modalidades de ações, no âmbito da educação: passeata, faxinaço, conteúdos pedagógicos sobre a dengue e distribuição de material educativo.

Ainda na quarta-feira, está marcada a exposição O que faço para combater a Dengue, que apresentará os trabalhos produzidos pelas escolas durante o período de 30 de abril a 30 de maio, com objetivo de divulgar e sensibilizar a comunidade para a importância de continuar o combate a Dengue.

Saúde

Em apoio a todas as manifestações comunitárias de prevenção e combate à dengue, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizará várias ações de articulação com os mais diversos segmentos da sociedade, que estão sendo desenvolvidas dentro do Comitê Estadual de Combate à Dengue. O Dia D da Educação é uma das ações geradas neste comitê, criado a partir da mobilização promovida pelo governador Jaques Wagner no dia 18 de abril.

Funcionários da 1ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), acompanharão todo o percurso da caminhada, no centro, distribuindo água e material educativo (cartazes e folhetos). Um veículo transportará folhetos, cartazes e mais de mil copos de água para serem utilizados pelos participantes da caminhada. A equipe sairá às 9 horas do Colégio Estadual Odorico Tavares, na Vitória. A 1ª Dires, através do Núcleo de Educação Permanente, também está capacitando professores de escolas da rede estadual para o desenvolvimento de ações de prevenção à dengue junto aos estudantes.