Vitória da Conquista terá atividades do projeto de interiorização do Programa Estadual de Transplantes, que vem sendo implementado pela Secretaria da Saúde (Sesab). Amanhã, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, acompanhado de profissionais da área, visita o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), também conhecido como Hospital de Base, onde se reúne com diretores de hospitais locais para incentivar a criação de comissões intra-hospitalares de transplantes e a doação e captação de órgãos.

O coordenador afirmou que o Hospital de Base já possui a Comissão Intra-hospitalar de Transplantes e tem investido muito no segmento – nos últimos meses, o hospital registrou duas doações de múltiplos órgãos. “A proposta é ampliar essas ações para os outros hospitais do município, visando a implantação de cirurgias de transplante renal e de córneas”, disse Moura, que ainda se reúne amanhã, à noite, com médicos neurologistas e intensivistas para discutir os procedimentos necessários.

Na quinta-feira, também em Vitória da Conquista, acontece o primeiro módulo sobre transplante na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), beneficiando estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem. A inclusão de módulos sobre transplante em universidades, disse o coordenador, foi uma conquista importante para impulsionar as atividades do setor no estado.

Além dos estudantes da Uesb, médicos e enfermeiros das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e cerca de 600 agentes comunitários de saúde do município serão capacitados para o melhor entendimento e um maior envolvimento no processo de transplante de órgãos. Em maio, as mesmas atividades devem estar sendo realizadas na 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires).