A 7ª Diretoria Regional (Dires), da Secretaria Estadual de Saúde do Estado, realiza, de 22 deste mês a 9 de maio deste ano, a 10ª campanha nacional de vacinação do idoso, na microrregião de Itabuna. O dia “D” de imunização contra a gripe será 26, com a intensificação das atividades nas unidades básicas e nos postos de saúde, em 22 municípios.

A vacina será oferecida para todas as pessoas acima de 60 anos, de forma indiscriminada, que terão a oportunidade ainda de tomar vacina contra tétano e difteria, apresentando o cartão de vacinação.

O principal objetivo do Dia Nacional de Vacinação do Idoso é combater a proliferação do vírus influenza que provoca nas pessoas da terceira idade, doença infecciosa aguda, responsável por 75% das infecções em sua forma não complicada.

No entanto, dissemina-se rapidamente e, durante surtos epidêmicos, torna-se responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade, a exemplo de pessoas acima de 60 anos, alvos de sérias complicações pela gripe (pneumonias, exarcebação de doença pulmonar e cardíaca crônica e delírio).

Frente a esses riscos e com o evidente crescimento da população de idosos no país, o Ministério da Saúde decidiu focar investimento na mobilização desse grupo etário, assegurando benefícios, incluindo a vacinação.

Por isso, desde 1999, por ocasião do Ano Internacional do Idoso, o ministério, em parceria com as secretarias estaduais e os municípios, realiza campanhas anuais de vacinação, efetivando um compromisso do governo brasileiro com a universalidade, a integridade e a equidade da atenção à saúde no setor de imunização, e atendendo aos princípios fundamentais do SUS.