Um total de 8.680 pessoas com idade a partir de 60 anos compareceu aos postos de saúde para receber a vacina contra gripe, nos sete primeiros dias da campanha, que começou em 22 deste mês. O número, que representa 28,52%, é menor que o do mesmo período do ano passado, que chegou a quase 32%, pouco mais de 9 mil vacinados.

Apesar da queda na busca pela vacina, quatro municípios já bateram a meta: Luís Eduardo Magalhães, Teodoro Sampaio, Cordeiros e Ichu. A meta geral do Estado é vacinar 1 milhão de idosos. A campanha, que acontece pelo 10º ano consecutivo, prossegue até 9 de maio.

Na avaliação da enfermeira Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, a busca pela vacina está mais tímida que no ano passado, mas a diferença é pequena. “Deve ser levado em consideração que a meta de alcance da vacina deste ano é de 80%, contra 70% do ano passado”, justificou.

Ela disse que a meta será alcançada, “uma vez que os municípios estão desenvolvendo estratégias diferenciadas para buscar todos os idosos. Alguns estão vacinando em casa e em lugares de difícil acesso, para alcançar principalmente os que nunca foram imunizados”.

Durante a campanha, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) disponibiliza, para serem aplicadas de forma seletiva, as vacinas contra difteria e tétano (dupla adulto), indicada para iniciar ou completar o esquema de imunização da população- alvo (a partir de 60 anos), e a contra pneumococo, indicada para pessoas asiladas ou hospitalizadas, principalmente diabéticos, pneumopatas, cardiopatas e outras que não tomaram a vacina nos últimos cinco anos.