A Secretaria da Saúde, por meio da coordenação estadual de DST/Aids, está ampliando as capacitações de profissionais de saúde para a realização do teste rápido para diagnóstico do HIV nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). O objetivo é expandir o acesso ao diagnóstico e a oferta de atendimento apropriado aos indivíduos infectados.

Conforme diretriz do Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, o teste rápido é indicado para gestantes no 3º trimestre de gestação que não tenham sido testadas anti-HIV; pacientes em situações de exposição ocupacional; populações de difícil acesso geográfico e social; populações itinerantes (caminhoneiros, pessoas em situação de rua, entre outros); agressores nos casos de violência sexual; pacientes com diagnóstico de tuberculose e com suspeita clínica de Aids.

Algumas capacitações já foram realizadas e existem, inclusive, profissionais aptos para atuar como multiplicadores em alguns municípios. O teste rápido já é disponibilizado para a população alvo em diversos CTAs, inclusive em cidades como Vitória da Conquista, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Serrinha. Em Salvador, o Centro de Referência Estadual de DST/Aids (Creaids) está habilitado para realizar o teste, que também está em processo de implantação em algumas unidades de diagnóstico e tratamento de tuberculose.

A aplicação do teste rápido para diagnóstico do HIV está entre as medidas recomendadas e adotadas pelo Programa Nacional de DST/Aids com a finalidade de possibilitar a interrupção da cadeia de transmissão do HIV.

A execução dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV cabe exclusivamente aos profissionais de saúde já capacitados, cabendo ao Programa Nacional de DST/Aids a aquisição dos testes e à coordenação estadual, juntamente com o Laboratório Central do Estado (Lacen), a distribuição dos kits de testes rápidos para os CTAs estaduais e municipais.