A diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado, realizará de quarta a sexta-feira (9 a 11), em Vitória da Conquista, na sede da 20ª Dires, o Seminário Regional de Vigilância para o Controle da Esquistossomose.

O evento, voltado para coordenadores do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) e técnicos de vigilância epidemiológica da regional, tem como principal objetivo capacitar e instrumentalizar profissionais para a implantação e implementação das ações de vigilância e controle da doença, considerada um grave problema de saúde pública na Bahia.

Segundo Ramon Saavedra, técnico da Divep, os estados da Bahia e Minas Gerais concentram 70% dos casos de esquistossomose registrados no país. A doença, transmitida por veiculação hídrica, tem como principais sintomas náuseas, dor de cabeça e vômito, podendo levar ao aumento do baço e do fígado, conhecido como “barriga d’água”.

Atualmente, conforme dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa ) e da Sesab, existem 165 municípios baianos considerados endêmicos. A Bahia registrou, no ano passado, em torno de 4.800 exames positivos de esquistossomose, doença curável, que deve ser diagnostica precocemente e tratada de modo adequado.

A Sesab está investindo na capacitação de profissionais, inicialmente nas áreas consideradas prioritárias – depois de Vitória da Conquista, o seminário acontecerá em Jequié, onde está localizado o Centro de Referência Pirajá da Silva (Piej), unidade que será referência para casos mais graves da doença.

Entre os palestrantes convidados estão os representantes do da Secretaria de Vigilância à Saúde, do Ministério da Saúde, Maria José Menezes, que apresentará o panorama nacional da doença, e o médico Eduardo Hage, também do Ministério da Saúde, que falará sobre os desafios para a prática da vigilância à saúde.