Ampliar a frota de ambulâncias de transporte, garantindo mais segurança e qualidade no deslocamento de pacientes, é o que propõe o Programa de Apoio Financeiro (PAF) aos Municípios da Bahia, que será lançado, nesta quinta-feira (10), às 9h30, pelo governador do Estado, Jaques Wagner e o Secretário da Saúde, Jorge Solla, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Durante a solenidade serão entregues 40 ambulâncias destinadas à remoção de pacientes dos hospitais da rede e da Central de Regulação, beneficiando unidades da capital e do interior.

O programa é mais uma iniciativa do governo para a reduzir os preços e ampliar a transparência. Por isso, a Sesab implantará, também nesta quinta, o registro de preços para aquisição de ambulâncias, por meio do qual os municípios poderão efetivar suas compras de forma mais ágil.  

O investimento inicial de R$ 8,1 milhões é da Secretaria da Saúde, que vai garantir o pagamento de 80% a 90% do financiamento, por meio da transferência de recursos via Fundo Municipal de Saúde. O município assumirá a responsabilidade de pagar de 10% a 20%.

Cada município poderá adquirir de uma a quatro ambulâncias, sendo respeitado o tamanho de sua população. Para municípios com população igual ou inferior a 25 mil habitantes, uma ambulância. População entre 25 mil e 50 mil habitantes, até duas. De 50 mil e 100 mil habitantes até três, e municípios com população acima de 100 mil habitantes, até quatro ambulâncias.