A batalha contra o mosquito transmissor da dengue vai ganhar o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia, que lançam, na próxima terça-feira (22), às 14h30, um ato de mobilização junto aos servidores estaduais, convocando-os a se unir à causa. O objetivo é distribuir cartilhas e folhetos entre os funcionários, além de afixar cartazes e panfletos em locais de grande circulação, divulgando informações sobre riscos, sintomas, formas de tratamento e de prevenção a dengue, assim como orientações para o diagnóstico da doença e o combate aos focos do Aedes aegypti.

O lançamento do pacote de ações será realizado no auditório das Voluntárias, no Centro Administrativo, por sua presidente, a primeira-dama Fátima Mendonça. A mobilização junto aos servidores públicos conta com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado e o apoio da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem). A ação vai servir de apoio à campanha estadual Combater o Mosquito da Dengue é Tarefa de Todos, lançada hoje (18) pelo governador Jaques Wagner, no Centro de Convenções.

A iniciativa das Voluntárias vai até o dia 30 de junho. “A idéia é que os servidores atuem como multiplicadores na prevenção à dengue junto aos seus familiares, com amigos e vizinhos”, explica Rosângela Teixeira, assessora especial das Voluntárias. Segundo ela, haverá um articulador em cada secretaria estadual para promover palestras sobre o assunto e engajar os funcionários.

Pretende-se ainda que o slogan da campanha seja divulgado no contracheque dos funcionários. Uma fita com a frase Combater a Dengue é Dever de Todos também deve ser distribuída, sugerindo o uso no braço direito, para ser dado um nó a cada ação que a pessoa realizar em prol da campanha. Espera-se que a ajuda dos servidores seja decisiva, assim como aconteceu na Campanha Carnaval Sem Fome, que ultrapassou a marca de 160 toneladas de alimentos arrecadados e teve um importante apoio dos funcionários do estado.