Policiais militares, integrantes das Forças Armadas, de outras forças policiais e instituições, além de autoridades e cidadãos, foram condecorados nesta sexta-feira (25), na Vila Policial do Bomfim, durante a solenidade em homenagem ao patrono das polícias militares do Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

As medalhas oferecidas foram as do Mérito Policial Militar, Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, e Conselheiro Almeida Couto (concedida pelo Corpo de Bombeiros), além de títulos de Amigo da Polícia Militar e de Policial Militar Padrão durante o ano de 2007.

As 27 condecorações foram conferidas por importantes serviços prestados à Bahia ou à corporação. Entre os condecorados, receberam a medalha do Mérito Policial Militar os secretários estaduais Carlos Martins (Fazenda), Jorge Solla (Saúde), Ildes Ferreira (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Adeum Sauer (Educação). Participou também do evento o governador em exercício, deputado Marcelo Nilo.

O soldado Ibraim Rodrigues, 35 anos, há 12 na PM, foi um dos que receberam a Medalha Marechal Argolo, por ter salvo uma mulher que estava se afogando, após ter caído com seu carro dentro do Dique do Tororó durante o Carnaval. “Mesmo sem saber nadar, pulei na água, abri a porta do carro, que estava de cabeça para baixo e tinha somente as rodas para fora da água, e consegui salvar a senhora”, explicou.

Ibraim disse que sente orgulho da medalha. “Ser reconhecido é bom para nós, enquanto pessoas, enquanto profissionais, e para a sociedade, que vai contar com policiais mais motivados”, afirmou. O capitão Antônio Carlos Magalhães, que recebeu o título de Policial Militar Padrão do ano de 2007, concordou com Ibraim: “É um incentivo para nós e para outros policiais, para que se empenhem mais na sua função”.

Parceria

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Santana, declarou que, quando se presta um serviço à corporação, está-se prestando um serviço à comunidade, como um todo. “São parceiros da instituição que muito têm contribuído para o nosso desenvolvimento”.

Marcelo Nilo passou a tropa em revista, ao lado do coronel Santana, e depositou uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Ele afirmou que era importante, na qualidade de governador em exercício, participar da homenagem. “A Polícia Militar da Bahia é uma instituição forte, valente e briosa. É uma forma de agradecer tudo o que os PMs têm feito pelo nosso estado”.