Depois de 20 anos sem renovação da frota, o Corpo de Bombeiros recebeu hoje 31 caminhões. Eles vão equipar oito grupamentos do interior e dois de Salvador e garantir o funcionamento dos novos subgrupamentos que estão sendo montados em Teixeira de Freitas, Valença, Barreiras, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim.

Os veículos foram entregues pelo governador Jaques Wagner, no Aeroclube de Salvador. Lençóis, que todo ano enfrenta os incêndios na Chapada Diamantina, vai ganhar caminhões como o auto-florestal, capaz de apagar o fogo em mata fechada. Por ano, a região registra duas mil ocorrências de incêndio.

“Estamos trabalhando para reequipar toda a área de segurança. Isso beneficia o profissional, que trabalha melhor com equipamentos de qualidade, e também a população”, disse o governador.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Barbosa, afirmou que os caminhões foram adquiridos de acordo com a necessidade de cada grupamento. Os veículos são dos tipos autobomba-tanque (ABT), com grande capacidade de armazenamento de água, aeródromo, para combate a incêndio em aeronaves e aeroportos, auto-rápido urbano, projetado para fazer o combate a incêndio e salvamento, e o auto-florestal.

“A Chapada Diamantina ganha muito com esse caminhão auto-florestal. Vamos poder fazer um trabalho mais eficaz. Já para Teixeira de Freitas, onde é grande o número de acidentes de carro, o auto-rápido urbano vai otimizar a ação”, afirmou o coronel.