Trinta e uma unidades móveis dos tipos autobomba-tanque (ABT), aeródromo(AER), auto-rápido urbano (AC) e auto-florestal (AF) serão entregues, nesta terça-feira (8), ao Corpo de Bombeiros, pelo governador Jaques Wagner. Os novos veículos irão para as cidades de Salvador (Iguatemi e Barrroquinha), Paulo Afonso, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Simões Filho, Lauro de Freitas, Lençóis, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Ilhéus.

A solenidade de entrega será às 9h, no Aeroclube, Boca do Rio, em Salvador. O ABT, destinado ao combate de incêndios, é dotado de mangueiras, escada simples, esguicho e fardamento especial para o bombeiro. O AER, que combate incêndios em aeroportos e arredores, possui uma base de espuma para poder se aproximar das naves em chamas.

O AC é mais ágil e menor do que os carros convencionais. Ele foi projetado para fazer o combate ao fogo e também o resgate e salvamento. O veículo conta com os mesmos utensílios do ABT e além de macas, respiradores, equipamentos de salvamento em altura e aquático.

O AF é munido de equipamentos padrão, tal qual o auto-bomba, mais equipamentos específicos, dentre eles a bomba costal, que é manual, levada nas costas, permitindo que o bombeiro enfrente o fogo a pé. Conta também com abafadores, parecidos com uma vassoura, que, quando batidos no chão, retiram o ar e acabam com o incêndio.