O município de Porto Seguro recebeu neste sábado (12) dois importantes investimentos na área de segurança pública, com a inauguração do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). As unidades foram inauguradas pelo governador Jaques Wagner, que também entregou à cidade quatro viaturas do Corpo de Bombeiros e anunciou a realização de obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário (recursos de R$ 9,8 milhões e execução através do PAC) e de requalificação urbana do Conjunto Vila Vitória, com direito à construção de unidades habitacionais, serviços de infra-estrutura e R$ 3 milhões em investimentos.

“Obras como essas sinalizam o esforço do governo em melhorar a qualidade de vida da população de Porto Seguro. As duas delegacias, por exemplo, não são apenas equipamentos importantes, mas fundamentais para o bom andamento da atividade policial na região”, declarou Wagner.
O DPT de Porto Seguro conta com um setor médico legal para exame de cadáveres, equipado com sala de necropsia e câmara frigorífica. A unidade vai realizar ainda serviços de criminalística e coordenação laboratorial de toxicologia. Oito peritos técnicos, cinco criminalísticos, oito médico-legais, um odonto-legal e três técnicos administrativos vão trabalhar no local.

“Estamos dando um salto de qualidade na segurança pública aqui em Porto Seguro com o DPT. Tenho certeza de que os trabalhos de investigação e perícia da Polícia Civil vão ser realizados de forma mais eficaz com essa nova unidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, César Nunes.

Cidades vizinhas também vão contar com o atendimento do DPT de Porto Seguro, como Eunápolis, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote e Santa Cruz Cabrália. “Mas mesmo com a inauguração da unidade em Porto Seguro, o posto avançado da Polícia Técnica em Eunápolis vai continuar funcionando”, informou o diretor do DPT na Bahia, Raul Barreto Filho.

Já a Deam, que já funciona na cidade desde abril de 2007, foi inaugurada oficialmente na presença de autoridades e da própria população. A unidade, que também possui uma viatura, foi equipada com computadores, impressora, móveis e equipamentos. Segundo a delegada titular, Viviane Scofield Amaral, o objetivo é prevenir e repreender os diversos tipos de crimes contra as mulheres, inclusive aqueles praticados no âmbito familiar, pelos maridos e parceiros.

“Iremos trabalhar na divulgação da Lei Maria da Penha e também apurar aqui os crimes contra a criança e o adolescente”, explicou Viviane. Também presente, o secretário da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, falou sobre a importância da Deam. “Uma delegacia como essa é fundamental numa cidade de grande fluxo turístico como Porto Seguro, o que torna ainda mais preocupante a questão da violência contra a mulher”, disse ele.

A população local também festejou a inauguração oficial da unidade. “Creio que as mulheres agora podem se sentir mais protegidas. Infelizmente, os casos de maus tratos à mulher ainda são muito freqüentes, principalmente nos bairros periféricos, e a delegacia pode ajudar a inibir esse tipo de ocorrência”, comentou a jovem Janaína Nogueira, líder estudantil de Porto Seguro.