Palestras e apresentações culturais marcaram o I Encontro de Idosos, promovido na última sexta-feira (25) pelo Centro Social Urbano (CSU) da Liberdade, em Salvador. O evento contou com a participação de mais de 400 idosos de bairros como Liberdade, Lapinha, Pero Vaz e Caixa d’Água.

Os participantes receberam orientações sobre os direitos da pessoa idosa, garantidos pela Lei Federal 10.741, que institui o Estatuto do Idoso. A programação incluiu apresentações de teatro e dança. “Gostei de participar desse evento. Aqui no CSU, a comunidade sempre se une para compartilhar alegrias”, disse Maura dos Santos, 71 anos, que há 11 participa do Grupo de Convivência da Amizade, mantido pelo CSU.

A educadora Rita Pinheiro, que coordena um grupo de dança voltado à terceira idade, falou da necessidade da execução de programas e projetos visando a valorização e integração desse segmento: “Através da dança, mostramos a vitalidade que a terceira idade tem. Algumas pessoas acham que os idosos só servem para ficar em casa.”

Além de ações voltadas aos idosos, o CSU da Liberdade desenvolve cursos profissionalizantes, oficinas de artesanato, informática e atividades esportivas e culturais. O espaço, que está sendo reformado pelo Estado, também atende aos moradores de Paripe e Largo do Tanque.