Os serviços de atendimento ao público da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), call center e Fale Conosco, conquistaram, pelo quarto ano consecutivo, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. A premiação, um dos mais importantes selos de reconhecimento de qualidade na prestação de serviços ao cliente no Brasil, foi oferecida pela revista Consumidor Moderno, devido à atuação dos órgãos durante o ano de 2007.

Os serviços beneficiam pessoas como o músico Kleber Dimas, 29 anos, morador do bairro Dois de Julho, em Salvador, que enviou um e-mail agradecendo o atendimento que recebeu via call-center. “Eu precisava saber sobre o pagamento do meu IPVA e já tinha obtido muitas informações diferentes. Mas com o atendimento telefônico da Sefaz pude resolver meu problema sem sair de casa e com rapidez. Fui muito bem atendido”, disse.

A gerente do call center, Anna Paula Meira, afirmou que a unidade chega a contabilizar mais de 30 mil atendimentos mensais, como o prestado a Kleber, e que o Fale Conosco costuma receber um número superior a 1.500 mensagens por mês. Segundo ela, 25% das ligações referem-se a informações cadastrais e o restante se divide entre esclarecimentos sobre IPVA, nota fiscal eletrônica, autorização para impressão de documentos fiscais, compra legal, entre outros.

“Esses serviços vêm reduzindo o atendimento presencial. Isso significa redução no fluxo de gente nas inspetorias do interior e nos SACs de Salvador”, observou Anna Paula. Ela destacou que o objetivo não é acabar com o atendimento presencial. “Apenas estamos conseguindo melhorar a qualidade da atenção dedicada ao cidadão que comparece aos nossos postos e reduz o seu tempo de espera nas filas”, declarou.

O diretor de Atendimento da Sefaz, Romel Cavalcante, informou que são 40 pontos de atendimento telefônico no call center e mais cinco pessoas para analisar e responder as mensagens eletrônicas enviadas, além do atendimento das unidades de resposta audível (URAs), serviço automatizado que atende 24 horas por dia.

Para obter os serviços, quem mora em Salvador, no interior ou nos demais estados do Brasil, é só ligar para 0800-710071. Quem precisar ligar de telefones móveis localizados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deve discar para 3206-5030. O endereço eletrônico para atendimento via web é faleconosco@sefaz.ba.gov.br.