Incentivar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no setor de gás natural e energia. Este é o objetivo da Conferência da Indústria do Gás Natural e do Seminário Nacional Energia e Ambiente que acontecem, simultaneamente, a partir desta quarta-feira (9), às 8h30, no Bahia Othon Palace, em Ondina.

Os dois eventos – promovidos pela Secretaria Estadual de Infra-estrutura, através da Bahiagás, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia (Fapesb) – vão reunir mais de 400 pessoas, entre estudantes, pesquisadores e profissionais do setor de gás natural de todo o país.

Em fevereiro, o consumo de gás natural no Brasil bateu recorde. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o aumento foi de 32,9% em relação ao mesmo período do ano passado. “Daí a importância de incentivar a comunidade acadêmica, além das empresas, para discutir sobre a expansão do desenvolvimento das fontes alternativas de energia”, explica o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves.

Conforme o secretário, além do gás natural, o Governo do Estado também vem cobrando do governo federal a criação de leilões exclusivos para a produção de energia eólica e sua inserção na matriz energética do país – já que a Bahia detém 10% da capacidade nacional em energias limpas.

Prêmio

Tanto a conferência quanto o seminário terminam na próxima sexta-feira (11), às 18h30, com a entrega do I Prêmio Bahiagás de Inovação – iniciativa inédita na Bahia.

Ao todo, 53 trabalhos foram inscritos e concorrerão a premiações nas categorias acadêmica, projeto de pesquisa e empresarial. Os melhores trabalhos acadêmicos receberão prêmios de até R$ 5 mil nas subcategorias nível médio, graduação, mestrado e doutorado. Três projetos de pesquisa relativos a gás natural e energia serão contemplados com financiamento de R$ 70 mil, cada um.

Também serão concedidos troféus a empresas de pequeno, médio e grande porte com boas práticas de eficiência energética na cadeia de produção, comercialização e/ou uso do gás natural. As categorias projeto de pesquisa, empresarial e acadêmica (nível médio) são restritas ao estado da Bahia, enquanto que as subcategorias acadêmicas graduação, mestrado e doutorado são extensivas a todo o Brasil.

Os temas dos trabalhos estão fundamentados nos desafios tecnológicos da indústria do gás natural: Usos do Gás Natural; Exploração e Produção; Abastecimento, Transporte e Distribuição; Regulação; Responsabilidade Socioambiental; Novas Tecnologias e Energias Alternativas; e Biotecnologia Aplicada à Indústria do Gás Natural e ao Meio-ambiente.