Após 13 anos da sua criação, o Conselho Estadual Tripartite e Partidário de Trabalho e Renda terá uma mulher na presidência. Maria das Graças Silveira Leite Xavier, da Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase) e representante da Bancada dos Empregadores, foi eleita, nesta terça-feira (31), para um mandato de um ano. O cargo é exercido por meio de sistema de rodízio, entre as bancadas do governo, dos trabalhadores e dos empregadores.

O conselho tem por finalidade coordenar a geração de renda e economia solidária e propor aos órgãos do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, medidas efetivas que minimizem os efeitos negativos dos ciclos econômicos e do desemprego estrutural sobre o mercado de trabalho. Além de articular-se com instituições e organizações envolvidas no Programa de Geração de Emprego e Renda, visando a integração de suas ações, entre outras ações.

O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Nilton Vasconcelos, que participou da posse da nova presidente, afirmou que o fato de ser uma mulher, a nova presidente do órgão representa um grande avanço na luta pelas questões de eqüidade de gênero no mercado de trabalho.