Com objetivo de qualificar os indígenas para atuarem em atividades produtivas que contribuam para a geração de ocupação e renda, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizou, em cinco aldeias indígenas das cidades de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, cursos de formação social e profissional nas áreas de etnoturismo, saúde, produtos naturais, reciclagem, corte e costura e educação.

Cerca de 180 índios foram certificados e a expectativa do Governo do Estado é oferecer novos cursos a partir do 2º semestre deste ano. A iniciativa faz parte de um Programa de Etnodesenvolvimento denominado Geração de Ocupação e Renda nas Aldeias Indígenas Pataxó, coordenado pelo Instituto Tribos Jovens, em parceria com a Setre, o Ministério do Trabalho e Emprego e as prefeituras de Santa Cruz de Cabrália e de Porto Seguro.

Na avaliação de Jucélia Pataxó, moradora da Aldeia de Mata Medonha e estudante do curso de Gestão para Saúde e Desenvolvimento Sustentável, “os cursos abriram uma nova possibilidade de sustentabilidade para os índios, pois ofereceram condições de trabalhar não só no plantio e na colheita, mas também na criação, produção e comercialização de produtos da nossa própria cultura, como xaropes e pomadas”. Esta é a sétima edição do programa, que já profissionalizou, por meio de cursos de qualificação, mais de mil indígenas das etnias Pataxó, Tupinambá e Kiriri.