De olho na disputa pelo mercado das festas juninas, já consolidado na Paraíba – com os festejos de Campina Grande – e Pernambuco – com a folia em Caruaru – a Bahia vai investir R$ 10 milhões em ações para atração de visitantes durante as celebrações deste ano, que acontecem de 1º a 30 de junho em todo o estado. Os recursos serão aplicados na divulgação da programação local em jornais de grande circulação, do Sudeste do país, além de emissoras de televisão, companhias aéreas e aeroportos. Também foi firmada uma parceria com uma das principais operadoras de turismo do Brasil para a comercialização de pacotes para o período junino em três mil agências paulistas.

Segundo o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o objetivo principal é compensar o período de curta ocupação – vivido no mês de junho pela indústria hoteleira no Estado – e aproveitar a infra-estrutura de aeroportos e de hospedagens oferecida pelas praças de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro.

Dados da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) apontam que a taxa de ocupação no período que compreende os festejos juninos na Bahia fica em torno de apenas 24%. Para o diretor da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seção Bahia (ABIH-BA), Luís Blank, é a primeira vez que o São João é tratado como um produto pelas autoridades baianas ligadas à área do turismo. “Acho uma iniciativa muito positiva, sobretudo para os hotéis que sobrevivem exclusivamente do turismo”, ressaltou.

A Setur estima ainda que cerca de 20 mil visitantes aportem na Bahia durante os festejos juninos, “o que representa um incremento de pelo menos R$ 20 milhões na economia baiana.

As cidades baianas escolhidas como carros-chefes da campanha são Salvador, Porto Seguro e Ilhéus. Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, os três municípios oferecem uma boa infra-estrutura de hotéis e também são receptores de vôos originados de São Paulo e outras praças do Sudeste e Centro-Oeste do país.

A campanha também terá um grande apelo de mídia. De acordo com o assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, serão feitos investimentos em divulgação nos principais jornais de grande circulação em âmbitos local e nacional e também em emissoras de rádio, televisão, além de anúncios em revistas especializadas e propaganda durante os vôos.

No aspecto cultural, o governo da Bahia pretende articular parcerias com as prefeituras dos municípios envolvidos na campanha para a contratação de importantes atrações e também realização de concursos de quadrilhas juninas e montagens de barracas com comidas típicas.

Lançamento da campanha em São Paulo e Buenos Aires

O São João da Bahia 2008 também será lançado fora de Salvador. Na próxima terça-feira (6), haverá uma extensa programação em São Paulo, com a presença de artistas como Adelmário Coelho e Zelito Miranda para 1.500 convidados. O governador Jaques Wagner também participa do evento.

Já no dia 12 de junho, a campanha será divulgada em Buenos Aires, na Argentina. O objetivo é atrair também os visitantes do país vizinho, que terá um vôo direto para Porto Seguro a partir do mês de junho.