Até o próximo dia 13, a Bahia vai ser conhecida como a “capital das oportunidades” em negócios voltados para o turismo receptivo no país. O nome é dado aos estados nordestinos que sediam o encontro intitulado Brazil National Tourism Mart (BNTM), que chega este ano à sua 17ª edição. É a quarta vez que o evento é realizado na Bahia, com a expectativa de gerar US$ 180 milhões em negócios para o turismo no Nordeste. Lançado nesta quinta-feira (10) em uma noite de festa no Palácio da Aclamação, o encontro vai apresentar e vender produtos nordestinos nos mercados nacional e internacional.

A abertura do 17º BNTM foi uma mostra da diversidade cultural baiana, com direito a apresentações musicais do Ilê Ayiê, do grupo Paroano Sai Milhó e da cantora Margareth Menezes, que encerrou a noite. Cada convidado que chegava era saudado com a batucada de tambores, recebendo fitas do Senhor do Bonfim e outros brindes. Houve ainda apresentações de dança e encenações de personagens criados por Jorge Amado.

Presente ao evento, o governador Jaques Wagner afirmou que tem a convicção de que o BNTM será uma porta aberta para os negócios ligados ao turismo não apenas na Bahia, mas em todo o Nordeste. “Somos nove peças de um mosaico cultural muito importante que é a região Nordeste. Da Bahia ao Maranhão, o que se vê é uma hospitalidade cativante, uma rica diversidade e um potencial turístico que tem tudo para crescer. Espero que negócios excepcionais sejam feitos aqui no BNTM”, comentou.

Já o ciclo de debates do 17º BNTM acontece nesta sexta-feira (11) no Centro de Convenções. Mais de 400 buyers (operadores internacionais) de 25 países são esperados este ano – mais da metade da Europa e o restante da América do Sul e América do Norte – além de 300 suplliers (representantes de hotéis, operadoras e agências de viagem) e 120 jornalistas de todo o mundo. A novidade deste ano é a participação de países representantes do leste europeu, como a República Tcheca e a Polônia.

Para o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, a reunião de profissionais de turismo do mundo inteiro na Bahia representa uma oportunidade de todos conhecerem o estado, que é vendido através de peças publicitárias pelo mundo afora. “É o momento em que todos conhecem a Bahia ao vivo, com suas cores, gostos e cheiros”, disse.

Com o objetivo de mostrar aos participantes do encontro os diferentes tipos de turismo na Bahia, será realizado no sábado (13) um tour pelas principais zonas turísticas do estado, como a Chapada Diamantina, a Costa dos Coqueiros, a Costa do Descobrimento e a Baía de Todos os Santos. A idéia também é divulgar o São João da Bahia, considerado um novo produto turístico regional, além do turismo étnico, o enoturismo, o ecoturismo e, entre outros, o turismo de golfe – os quatro melhores campos do país para a prática do esporte estão localizados em território baiano.

Calcula-se que as edições anuais do BNTM, uma rodada de negócios criada em 1992 pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), incrementam o fluxo turístico no país em 15%, em especial na região Nordeste. Também estava presente na noite de abertura o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Luis Barreto.