Um grupo de adolescentes e jovens músicos americanos veio a Salvador para conhecer de perto a herança cultural da maior cidade com população negra fora do continente africano. São 31 alunos da View Park Preparatory High School, de Los Angeles, que integram um conjunto de jazz daquela cidade.

A programação foi organizada pelas secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (Secult) e inclui roteiros do turismo étnico-afro, como visitas a escolas e centros da cultura negra que estão oferecendo oportunidades de intercâmbio cultural para jovens músicos brasileiros.

Na quarta-feira (2), a Coordenação de Turismo Étnico da Setur deu as boas-vindas ao grupo na sede do Ilê Aiyê, no Curuzu, onde os jovens americanos se encontraram com alunos da Escola Mãe Hilda e tiveram momentos de muita descontração, tocando jazz e dançando hip-hop ao som dos tambores do Ilê.

Após a visita ao Curuzu, eles se apresentaram como uma orquestra no Quadrilátero da Biblioteca Central dos Barris, sob a regência do maestro Fernando Pullum, e foram aplaudidos por um público maior e mais exigente.

A programação de intercâmbio cultural e turismo étnico inclui visitas à escola Criativa do Olodum, no Pelourinho; Pracatum, no Candeal de Brotas; Forte da Capoeira, no Barbalho; ensaio com Gerônimo na escadaria da Igreja do Paço; Escola de Música da Ufba, no Canela; e Ilha de Itaparica.