LOCAL: Município de Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste, a 946 quilômetros de Salvador.
DATA: 03.06.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 13h30

O QUE É: Bahia Farm Show – Feira de Tecnologia e Negócios.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

FEIRA: É a nova vitrine do agronegócio do Oeste da Bahia. Sincronizada com as mais recentes tendências mundiais de tecnologia em máquinas, insumos e implementos agrícolas, a feira deverá atrair aproximadamente 25 mil pessoas. Além de exposições estáticas e dinâmicas, palestras e mostra de resultados de pesquisas e experimentos científicos, a Bahia Farm Show coloca em evidência o potencial e as vantagens competitivas da região, que respondem por boa parte do desenvolvimento do cerrado baiano.

SITUAÇÃO: Está na primeira edição, mas surge com potencial para se consolidar como a maior feira de agronegócios do estado. O posto pertencia à antiga Agrishow Luís Eduardo Magalhães, que deixou de existir, assim como todos os braços regionais do Sistema Agrishow em todo o país.

ESTRUTURA: Conta com um parque de exposições próprio e exclusivo, com 200 hectares, divididos em área para exposições estáticas e campo para as dinâmicas de máquinas e implementos. As áreas de dinâmicas, têm lavouras de soja, algodão, milho e café.

NOVIDADE: Para incrementar a pesquisa científica, difundir tecnologia e formar profissionais para o agronegócio, duas importantes entidades estão sendo construídas no local:

• Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologia Agrícola – Tem área total de 200 hectares, 120 hectares destes irrigados por pivô central. O projeto conta ainda com quatro laboratórios para fitopatologia, entomologia, sementes e deslintamento de algodão, além de auditório, refeitório e infra-estrutura com poço artesiano, armazéns, galpão e oficina.

• Escola Técnica de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães – A estrutura é composta de prédio para as aulas e alojamentos, que ocupam área superior a mil metros quadrados, na qual serão construídas duas salas de aula para 42 alunos, laboratórios de informática, alojamento para cerca de 50 alunos e suporte para a administração. O Curso Técnico de Agricultura é resultado de um convênio entre Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet).