No terceiro encontro do programa de interação e aproximação com seus beneficiários no interior, realizado em Itabuna, na quinta-feira (15), a equipe do Planserv falou para uma platéia conscientizada e disposta a defender seus direitos.

“O fortalecimento do Planserv depende de nós. Temos que ser respeitados pelos prestadores de serviços de saúde, jamais aceitando, por exemplo, pagar taxas extras”, afirmou a diretora da Diretoria Regional de Educação (Direc-7), Miralva Moitinho, uma das representantes dos professores.

Na reunião com servidores da Policia Militar, o comandante do 15º Batalhão, coronel Raimundo Nonato, também destacou a importância da atuação dos beneficiários para fortalecer o Planserv. “Todos nós temos que estar cientes de que o plano dos servidores tem o respaldo do governo, condição que garante segurança”, disse.

Na manhã desta sexa-feira (16), a equipe técnica do Planserv esteve em Jequié, onde promoveu um encontro com os servidores, na sede da APLB. À tarde foi a vez dos beneficiários ligados à PM, fechando a etapa de visitas à microrregião sul. A próxima visita será em Vitória da Conquista, no dia 12 de junho.

Reconhecimento

A iniciativa do Planserv, de maior aproximação com seus beneficiários, está sendo reconhecida pelas lideranças dos servidores. A diretora-geral da Delegacia da APLB, em Jequié, Claudenice Barbosa Santana, declarou que o encontro “foi uma idéia fantástica porque ficamos ao longo de muitos anos sem essa aproximação, tão importante para melhoria contínua do funcionamento do nosso plano de saúde”.

Nas reuniões, os beneficiários assistem a palestras, participam de debates, apresentam sugestões, tiram dúvidas e também fazem criticas. Algumas delas mereciam um urgente esclarecimento, como a alegação de atraso no pagamento feita pelos prestadores.

A Coordenação de Relacionamento com Beneficiários e Prestadores do Planserv assegurou que o plano vem pagando, rigorosamente em dia, aos seus prestadores. Ele solicitou aos beneficiários que encaminhem ao Planserv o nome do prestador que alegar atraso no pagamento.

O plano também diminuiu os prazos de quitação das faturas e, a partir de 1º de julho, vai reajustar o valor da consulta para R$ 30. Ao receber essa informação, uma beneficiaria perguntou: “Isso significa que vamos pagar mais?”.

A equipe da CRBP tranqüilizou a servidora, pois não haverá aumento da contribuição, e explicou que o Planserv pode agora reajustar os preços dos serviços com a economia produzida pelo uso de genéricos e a adoção de medidas efetivas de controle como a implantação de um setor próprio de auditoria e novas rotinas de fiscalização.

Saúde financeira

Na reunião foi ressaltada ainda a importância da fiscalização dos gastos pelos beneficiários, que estão recebendo extrato de utilização dos serviços de saúde para que possam conferir se realizaram ou não os procedimentos cobrados pelos prestadores.

A equipe da CRBP enfatizou que “manter a saúde financeira do Planserv é imprescindível”, depois de admitir a existência de problemas pontuais de atendimento em alguns municípios pela falta de prestadores em determinadas especialidades, que exigem uma assistência de maior complexidade.

Para enfrentar essa questão, o Planserv está avançando na contratação de prestadores, utilizando o credenciamento, num processo transparente e objetivo, por meio do qual todos os prestadores que cumprem os requisitos estabelecidos nos editais são credenciados.

O programa de visitas do Planserv ao interior da Bahia tem o apoio das entidades sindicais que representam diversas categorias de servidores públicos estaduais.