O projeto de agricultura irrigada do Rio Jacuípe, em Várzea da Roça, a 292 quilômetros de Salvador, vai contar com mais 54 lotes e chegar a um total de 100 até o fim deste ano, com investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão. A ampliação do sistema foi anunciada nesta sexta-feira (16), pelo governador Jaques Wagner, que visitou o município na região semi-árido baiano.

A população da cidade também terá acesso a quatro Postos de Saúde da Família e 105 ligações de água. Na zona rural, o Governo do Estado, em parceria com a União, vai ampliar o Programa Luz para Todos.

Em apenas um ano, o número de famílias de pequenos produtores beneficiadas com o projeto de irrigação saltou de 19 para 53, num total de 160 hectares. Até o fim de 2008, mais 54 famílias serão beneficiadas com kits de irrigação que vão dar autonomia de plantio em mais 162 hectares.

São pessoas como Paulo Guedes Rios, 49 anos, que trabalha na lavoura com a mulher e os filhos. A renda mensal obtida com as plantações de goiaba, banana, melancia e tomate chega a R$ 2 mil. Segundo o agricultor, outras quatro pessoas também sobrevivem da sua pequena propriedade.

O gerente executivo do projeto de irrigação, Josenaldo Rios, explica que o ganho médio de cada produtor chega perto de dois salários mínimos. Segundo ele, toda a produção é vendida na própria cidade, além de municípios da região e até Salvador. Rios disse ainda que o sistema garante frutas, verduras e batata o ano inteiro. “A chuva sempre é bem vinda, mas não dependemos exclusivamente dela para plantar”, conta.

Êxodo

O agricultor Carlos Xavier, 26, disse que chegou a pensar em ir para São Paulo, no início dos anos 2000. “Os tempos difíceis e a falta de perspectivas eram os grandes obstáculos para todos que dependem da agricultura e não víamos esperança. O projeto foi lançado em 1997, mas só passou a ‘andar’ no ano passado”, ressalta.

Para o governador Jaques Wagner, a melhor forma de combater as desigualdades e reduzir os índices de violência é promover a inclusão social. “Não tenho dúvida que o Bolsa Família é o maior programa social do Brasil, mas sei que o povo também tem o maior orgulho de conquistar os bens através do trabalho”, avalia.

Na zona rural de Várzea da Roça, o Governo do Estado também está implantando 105 sistemas de abastecimento de água. Em duas localidades, estão sendo construídas unidades de esgotamento sanitário. Na sede, 120 jovens estudam em uma escola agrotécnica inaugurada no início deste ano.

Durante a visita ao município, Wagner também ressaltou a importância de outros investimentos do Estado, além das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, na capital e no interior. O governador pontuou a instalação da Ferrovia Oeste-Leste, a implantação do Gasene e a construção do Hospital da Criança, em Feira de Santana e do Subúrbio Ferroviário de Salvador, bem como o projeto de compra de novas ambulâncias e o Programa Todos pela Alfabetização, além do Água para Todos.

Na área da segurança pública, Wagner pontuou que ainda este ano mais 3,2 mil policiais farão parte dos quadros do Estado. “Além disso, estão sendo adquiridas 300 viaturas, construída uma unidade prisional em Barreiras e também modernizados os sistemas de comunicação das polícias Civil e Militar”, completou.