Consagrada como o maior evento da cafeicultura do Norte/Nordeste, a 11ª Semana do Café, realizada anualmente em Barra do Choça, a 495 quilômetros de Salvador, vai destacar, este ano, a agricultura familiar. O objetivo é discutir alternativas sustentáveis para o desenvolvimento das atividades dos pequenos cafeicultores da região.

O evento acontece simultaneamente com a 3ª Feira Rural de Barra do Choça, que começa nesta quarta-feira (14) e prossegue até o sábado (17), na Estação Experimental da EBDA, distante dois quilômetros da sede do município.

A iniciativa tem como tema principal, “O Futuro da Agricultura Familiar: desafios e perspectivas”, e a EBDA pretende garantir aos pequenos cafeicultores da região de Vitória da Conquista e, principalmente, do município de Barra do Choça, acesso às novas tecnologias de manejo o plantio até a colheita, visando aprimorar a produção.

Aproveitando a vertente, a Bahia Pesca montou um estande para fomentar a pisicultura entre os pequenos agricultores da região. Além da exposição, em tanques, de tilápia, pacu e carpa, técnicos estarão analisando o potencial para a criação de peixes e a viabilidade da criação de uma estação de piscultura na cidade.

A expectativa é de que aproximadamente três mil pessoas visitem os eventos, cuja realização é da Secretaria da Agricultura (Seagri), por intermédio da EBDA, em parceria com a prefeitura.

Cafeicultura

Técnicos e pesquisadores apresentarão práticas sobre a cultura do café, no estande institucional da EBDA para informar e incentivar o pequeno produtor. Atividades como palestras, cursos e demonstrações de equipamentos para secagem, colheita do café e maquinários diversos, fazem parte da programação.

Uma das palestras será sobre Produção de cafés especiais – Tecnologias de pós-colheita, ministrada pelo engenheiro agrônomo da EBDA e coordenador do Programa Café, Ramiro Amaral.

Como o quarto maior produtor de café do país, a Bahia apresenta vantagens competitivas, dentre elas, a disponibilidade de área, colheita seletiva – realizada sobretudo pelos pequenos produtores – tradição na despolpa do café e um grande potencial quanto à alta qualidade do produto produzido.

“A Bahia tem diversas regiões com condições favoráveis para produzir os diversos tipos de café, e vem apresentando um crescimento cada vez maior em produção e exportação do produto, com qualidade”, informou Amaral.

Barra do Choça produz um café de alta qualidade, em larga escala, e é pioneiro na realização de concurso de qualidade de café, o que não só avalia a qualidade dos grãos, como também premia o cafeicultor e o estimula-o a produzir café de qualidade, agregando valores ao produto.