Os participantes da 1ª Expo Recôncavo, que começou nesta terça-feira (7) e vai até domingo (11), no Parque Gabriela, em Cruz das Almas, contam com um Centro Digital de Cidadania, com dez computadores conectados à internet.

Funcionando diariamente das 9 às 19 h, a unidade faz parte do Programa Cidadania Digital, de inclusão sociodigital do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Maior programa público de inclusão sociodigital do país, o Cidadania Digital conta com uma rede de 364 CDCs instalados em todo o Estado – número que será triplicado até o final do ano. Com isso, a Secti enfrenta o desafio de tirar a Bahia do 20º lugar no ranking inclusão digital entre os estados brasileiros. Com o CDC na Expo Recôncavo, a Secti repete uma iniciativa bem sucedida aplicada em março passado, na Conferência Estadual de Juventude, realizada em Salvador.

Naquele evento, durante três dias, jovens de todos os 26 territórios de identidade do Estado também contaram com um Centro Digital de Cidadania (CDC) montado no estande da Secti.

Realizada pela iniciativa privada – pecuaristas e produtores rurais – com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), da Secti e da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas a 1ª Expo Recôncavo tem por objetivo ajudar no desenvolvimento sociocultural da microrregião de Cruz das Almas.

O evento foi aberto com um encontro de tecnologia de campo e gestão voltada para o agronegócio. A feira procura ainda fortalecer a agricultura familiar e a expansão comercial da microrregião, para tornar mais visível sua potencialidade econômica. A Expo Recôncavo vai promover também a capacitação de pequenos agricultores e aproximar a academia do segmento campo.