Os monitores dos novos Centros de Cidadania Digital (CDCs) que estão sendo implantados pelo Programa Cidadania Digital, do Governo do Estado, começaram a ser treinados nesta segunda-feira (5) no Pólo Universitário de Ipitanga, em Lauro de Freitas.

Nesta primeira fase, a Oficina de Capacitação dos Monitores dos Novos Centos Digitais de Cidadania (CDCs) vai treinar, até a próxima sexta-feira (9), 120 pessoas de 47 municípios baianos. O objetivo é promover a discussão de inclusão digital, funcionamentos dos centros e o regimento interno do programa.

A capacitação do pessoal dos novos CDCs foi iniciada pelos gestores, no começo de abril passado e agora chega aos monitores. De acordo com Rosa Dalva Muniz, da cidade de Jaguarari, a oficina trás novas perspectivas. “Na cidade existe um CDC, mas, ainda este ano será implantando outro, do qual serei monitora. Com essa oficina terei maior oportunidade de desenvolver os trabalhos e poder ajudar a elevar a inclusão”, comentou Dalva.

Já o monitor do futuro CDC de Santo Estevão, Claudemir Santos, disse que não vê a hora do Centro começar a funcionar. “Lá poderei desenvolver parcerias e atividades temáticas com diversas entidades em prol da população”, disse Claudemir, destacando ainda o papel da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) na execução do Programa Cidadania Digital. “Somos gratos pela iniciativa da Secti em nos oferecer essas oficinas e discussões pela rede. Já estou, inclusive, alimentando propostas com outras pessoas que vão me ajudar no gerenciamento do CDC”.

O maior programa público de inclusão sociodigital do país, o Cidadania Digital conta atualmente com 364 CDCs e outros 326 estão em processo de implantação.