A Bahia está preparando o terreno para a realização de sua 1ª Conferência Estadual de Comunicação Social. Na tarde desta terça-feira (13), na Governadoria, estiveram reunidos mais uma vez os representantes do Grupo de Trabalho criado no ano passado pelo governador Jaques Wagner para organizar o evento. O ponto central das discussões foi a definição do regimento da conferência, marcada para os dias 14, 15 e 16 de agosto, no Hotel Vila Mar, em Amaralina.

O objetivo do evento é estimular e aprofundar o debate sobre políticas públicas de comunicação, direito à informação, liberdade de expressão, acesso da sociedade aos meios e veículos de comunicação, além do fortalecimento e da garantia da comunicação como direito fundamental dos indivíduos. Professores, assessores e pesquisadores da área vão participar.

Antes da conferência propriamente dita, haverá um pré-lançamento no dia 4 de junho, no Teatro do Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb), com direito a um debate com duas horas de duração, que será transmitido via satélite para todo o Brasil e também pela internet.

Na ocasião, também será apresentando o calendário de plenárias regionais que acontecem a partir do dia 7 de junho e que vão dar o ponto de partida nas discussões que serão aprofundadas durante a 1ª Conferência Estadual de Comunicação Social. As plenárias vão ser realizadas em oito cidades pólo dos territórios de identidade da Bahia – Eunápolis, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Salvador e Feira de Santana.

Participaram da reunião de hoje representantes de organizações da sociedade civil, como a Central Única dos Trabalhadores, da Universidade Federal da Bahia, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia, da Associação Baiana de Imprensa, da Ong Cipó Comunicação Interativa e da Coordenação dos Territórios de Identidade da Bahia, além de órgãos do governo, como a Secretaria Estadual de Relações Institucionais e a Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado.