A reestréia de “Amantes Constantes”, de Philippe Garrel dá o tom da mostra “Em torno de maio de 68” em mais uma pré-jornada de Cinema da Bahia na Sala Walter da Silveira. Complementa a programação da semana, a exibição com entrada franca de “Anjos do Sol”, promovida pelo Comitê de Enfrentamento à Violência sexual contra Crianças e Adolescentes.

De volta ao cartaz na Sala Walter dois filmes que marcaram a cena cinematográfica nos últimos anos: os premiados “Anjos do Sol”, de Rudi Lagemann; e “Amantes Constantes”, de Philippe Garrel. Ambos retornam às telas de maneira mais que oportuna. O filme brasileiro se insere no âmbito das discussões do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado da Bahia e do dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração infanto-juvenil; já a produção francesa resgata, não sem desencanto, o espírito dos acontecimentos de maio de 68.

As reprises são complementadas pela mostra “Em torno de maio de 68: Ventos de Mudança” que celebra os 40 anos do movimento estudantil que moldou o século 20, antecipando o tema da 35ª Jornada de Cinema da Bahia.

Programação

Exibição especial “Anjos do Sol” (Brasil, 2006) 
Horário: 15:00
Direção: Rudi Lagemann
Elenco: Antônio Calloni, Otávio Augusto, Fernanda Carvalho e Mary Sheila
Duração: 92 minutos.
Censura: 14 anos
Entrada franca
Promoção: Comitê de Enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil no Estado da Bahia
Sinopse – Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.

 

Amantes constantes (Les Amants Réguliers, França, 2005)
Horário: 17:00
Direção: Philippe Garrel
Duração: 170 minutos.
Elenco: Louis Garrel, Clotilde Hesme, Eric Rulliat, Julien Lucas e Nicolas Bridet.
Censura: 16 anos
Promoção: 68+40
Sinopse – Em 1969, um grupo de jovens dedica-se ao ópio, após ter vivido os acontecimentos de maio de 1968. Um romance intenso nasce dentro deste grupo entre dois jovens de 20 anos que se conheceram durante a revolta. Prêmio de Direção e Fotografia no Festival de Veneza de 2005.
Apoio: Cinemateca da Embaixada da França no Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 4,00 (De segunda a quarta-feira) e R$6,00 (De quinta a domingo). Estudante e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.

Mostra “Em torno de Maio de 68: Ventos de Mudança”
Horário: 20:00 (Exceto dia 21/05 em que não haverá sessão devido ao tradicional projeto Quartas Baianas)
Entrada franca
Pré-Jornada

Programação:

Trópicos (Tropici, ITA/BRA, 1969)
Dia: 16/05
Direção: Gianni Amico
Elenco: Joel Barcellos, Janira Santiago, Roque Araújo e Antônio Pitanga.
Duração: 87 minutos.
Censura: 12 anos
Sinopse – Ficção documental sobre a desintegração psicológica do homem brasileiro, baseado em Tristes Trópicos de Claude Levi Strauss e Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

Os Amores de uma Loira (Lásky Jedné Plavovlásky , Tchecoslováquia, 1965)
Dia: 17/05
Direção: Milos Forman
DVD com legendas em português
Elenco: Hana Brejchová, Vladimír Pucholt, Vladimír Mensík, Ivan Kheil e Jirí Hrubý.
Duração: 88 minutos
Censura 16 anos
Sinopse – Uma jovem operária de uma cidade pequena na Tchecoslováquia dorme com um dos integrantes de uma banda de Praga. Quando ele vai embora, sem dar notícias, ela arruma as malas e vai para a casa do músico, virando a vida dele de cabeça para baixo.

O Vento do Leste (Vent d’est, F RA/ITA/ALE, 1969-70)
Dia: 18/05
Direção: Jean-Luc Godard (Grupo Dziga Vertov)
DVD com legendas em português
Elenco: Gian Maria Volonté, Anne Wiazemsky e Glauber Rocha.
Duração: 100 minutos
Sinopse – O grupo chamava o filme de “faroeste revolucionário”. Ele trata de inúmeras questões a respeito das posições políticas anticapitalistas, mas principalmente, de questões sobre a ideologia das composições do cinema que são antecipadamente consideradas “naturais”, como a junção da imagem e do som, através de um grupo de pessoas que supostamente fará um filme. O argumento foi sugerido por Daniel Cohn-Bendit que propunha documentar uma greve de mineiros como ponto de partida para Vento do Leste. Glauber Rocha participa do filme com pequena cena, mas crucial.

O Diabo Provavelmente (Le Diable Probablement, FRA, 1977)
Dia: 19/05
Direção: Robert Bresson
DVD com legendas em português
Elenco: Antoine Monnier, Tina Irissari e Laetitia Carcano.
Duração: 100 min.
Censura: 16 anos
Sinopse – Um jovem de vinte anos, Charles (Antoine Monnier), aparece morto no cemitério parisiense de Père-Lachaise. Se trata de um suicídio ou de um assassinato? Charles vive entre dois amores, Alberte (Tina Irissari) e Edwige (Laetitia Carcano). Seu amigo Michel (Henri de Maublanc) é um militante ecologista que, entre conversas existenciais, questionam o mundo em que vivem,a poluição, a fome, etc. Mas Charles rejeita tanto a “felicidade do cartão de crédito” como o compromisso político, rejeitando as opções que lhes oferece o anarquismo, a defesa do meio-ambiente ou as drogas.

Week End à Francesa (Week End, FRA/ITA, 1967)
Dia: 20/05
Direção: Jean Luc Godard
DVD com legendas em português
Elenco: Juliet Berto, Jean-Pierre Léaud, Anne Wiazemsky, Mireille Darc e Jean Yanne.
Duração: 105 minutos.
Censura: 16 anos
Sinopse – Um casal azarado que vive tentando matar um ao outro, viaja para o campo. Por causa do comportamento de todos com que encontram, a viagem acaba por se tornar um pesadelo de acidentes, terrorismo e guerra civil.

Silence and Cry (Csend és kiáltás, Hungria, 1968)
Dia: 22/05 
Direção: Miklós Jancsó
DVD com legendas em espanhol
Elenco: András Kozák, Zoltán Latinovits, Jószef Madaras, Mari Törocsik e Andrea Drahota.
Duração: 79 minutos.
Censura: 14 anos
Sinopse – Depois de uma fracassada tentativa de tomada de poder pelos comunistas húngaros em 1919, a polícia e o exército iniciam a perseguição aos insurgentes. Um jovem comunista se refugia na zona rural, colocando em rota de colisão dois velhos amigos: o fazendeiro que acolhe o fugitivo e o oficial de polícia repressora responsável pela captura do revolucionário.