Animação, diversão e muita leitura não vão faltar em mais uma edição do Projeto Domingo na Praça, da Fundação Pedro Calmon que, no 1º de junho, estacionará o Carro-biblioteca e o Brinquedo Móvel, no Parque da Cidade (Itaigara), a partir das 8h.

Com um público formado em grande maioria por crianças, o projeto não deixa também de atrair a atenção de jovens e adultos, por meio de livros, periódicos, revistas, contação de histórias e brincadeiras educativas. As atividades serão encerradas ao meio-dia.

Na biblioteca móvel, o público encontra estantes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais.

As atividades recreativas serão realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), por intermédio do Projeto Brinquedomóvel. A proposta é resgatar as tradicionais brincadeiras infantis como amarelinha, picula e barra-manteiga, entre outras. E torno do carro serão instalados ainda brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.

Além deste projeto aos domingos, o Carro-biblioteca atende, diariamente, um público médio de 70 pessoas. São oito bairros visitados semanalmente (Coutos, Liberdade, Alto do Cabrito, Castelo Branco, Pau da Lima, Dom Avelar, São Cristóvão e Fazenda Grande 4), para onde é levado um acervo de cerca de 1.500 títulos literários e informativos. Monitores se encarregam de promover uma leitura dirigida e contação de histórias, visando a interatividade com o público-alvo.