Projetos culturais nas áreas de artes visuais, dança, teatro, música, audiovisual, rádio, literatura e memória sobre os 40 anos do Maio de 1968 contarão com apoio de R$600 mil para suas produções. Com previsão de abertura das inscrições para o dia 26 de maio, o Edital de Apoio à Produção Cultural sobre 1968 pretende promover uma reflexão sobre a importância e as repercussões dos eventos políticos e artístico-culturais do final dos anos 60, no Brasil e no mundo, quatro décadas depois.

O Edital será lançado, nesta terça-feira (6), às 19h, durante o debate 68+40, na Reitoria da Ufba, com a participação dos ex-líderes estudantis José Dirceu e Vladimir Palmeira, o cineasta Geraldo Sarno, os reitores da Ufba, Naomar de Almeida, e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel, e o secretário de Cultura, Márcio Meirelles. O evento abre um intenso calendário de atividades culturais sobre o tema.

Segundo Paulo Henrique de Almeida, superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura, 1968 é um dos anos mais importantes do século XX, tanto do ponto de vista político quanto da perspectiva cultural. Destacam-se o movimento estudantil, a luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, a Primavera de Praga, que marcou o início do fim dos regimes stalinistas, além dos movimentos feministas, hippies, de afirmação da juventude e de defesa da ecologia.

A forte efervescência nas áreas de cinema, teatro e música deram origem a importantes movimentos culturais, como o tropicalismo. Em relação às comemorações, Paulo Henrique destaca que “é um momento de comemoração e de memória dos acontecimentos, mas também de discussão da situação atual, visto que muitas questões levantadas em 68 continuam vivas”.

As produções resultantes dos editais vão integrar um intenso calendário de eventos que tomará conta da cidade de maio a dezembro já a partir da próxima semana, com debates, conferências, exposições e mostras de filmes que vão ocupar diversas salas de exibição do circuito alternativo de Salvador. A programação 68+40 é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, universidades federais da Bahia e do Recôncavo, União Nacional dos Estudantes (UNE), Aliança Francesa, Instituto Cultural Brasil Alemanha (Icba), e Associação dos Professores Universitários da Ufba.

As inscrições para o edital estarão abertas no período de 26 de maio a 14 de julho de 2008, na sede da Secult/Fundo de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30, e das 14 às 17h30, ou ainda pelos Correios, via Sedex ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento (A.R.). Todos os projetos inscritos deverão ser concluídos até o final do segundo semestre de 2008. O edital poderá ser consultado no site www.cultura.ba.gov.br .