Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários. É com esse chamado que mais uma edição do DOCTV – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro chega aos quatro cantos do país com o objetivo de consolidar a regionalização da produção, reforçar o circuito nacional de teledifusão e diversificar os ambientes de mercado do produto audiovisual.

Na Bahia, a coordenação do DOCTV está sob a responsabilidade do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV). O lançamento da quarta temporada do concurso acontece no dia 27 de maio de 2008, às 10 horas, no Palacete da Artes Rodin Bahia, no bairro da Graça. Nesta quarta edição a Bahia participa do DOCTV com a premiação de seis projetos, totalizando R$ 660 mil reais em recursos – seis prêmios individuais de R$ 110 mil reais. As edições anteriores do DOCTV baiano contemplaram apenas dois projetos por concurso.

O aumento no número de prêmios se deve à participação de novos parceiros que estão apostando no crescimento do audiovisual no estado, como a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e a Câmara Municipal de Salvador.

De acordo com o calendário nacional do DOCTV IV, o período de inscrições vai de 27 de maio a 11 de julho. Os candidatos deverão apresentar seus projetos dentro da estrutura indicada no regulamento do concurso e acompanhado de todos os documentos exigidos. Os projetos que não atenderem às condições previstas no regulamento serão automaticamente desclassificados. As inscrições deverão ser enviadas para Concurso DOCTV IV TVE Bahia / Irdeb, rua Pedro Gama, 413-e, Alto do Sobradinho-Federação, Salvador, Bahia, CEP: 40230-000 (valendo a data do carimbo dos Correios) ou entregues pessoalmente no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O anúncio público dos seis vencedores do DOCTV IV na Bahia, assim como dos demais contemplados nos outros estados, será feito no dia 15 de agosto de 2008. A estréia dos documentários da quarta temporada está prevista para o dia 29 de maio de 2009, em rede nacional, com veiculação simultânea em TV’s públicas de todo o Brasil. Os autores dos projetos premiados irão participar de oficinas, que têm o objetivo de potencializar a confecção e a carreira de seus documentários, e deverão apresentar obras com duração total de 52 minutos e que sigam as especificações indicadas no regulamento (quantidade de cópias, números de blocos, legendas, áudio etc.).

O Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário
Brasileiro é uma realização da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil.