O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) aproveita a Semana Nacional dos Museus para aprofundar a reflexão do papel das instituições museológicas na sociedade. Para comemorar a Semana Nacional dos Museus, que acontece em todo o país de 11 a 18 de maio, o MAM vai oferecer uma programação especial, incluindo o lançamento de seu Programa de Residências Artísticas, que recebe como primeira residente a portuguesa Gabriela Albergaria.

O roteiro inclui a exposição da italiana Patrizia Giancotti, a residência do Grupo de Interferência Ambiental (GIA) na Capela do MAM, atividades contínuas do projeto Pinte no MAM, que completa um ano, além de uma edição especial da Jam no MAM.

Interferência Ambiental

A partir do dia 12 de maio, o público vai poder acompanhar, de forma interativa, o processo de montagem do Quartel General do Grupo de Interferência Ambiental – QG do GIA, na Capela do MAM. Os integrantes Cristiano Piton, Everton Marco Santos, Ludmila Brito, Mark Dayves, Pedro Marighella e Tiago Ribeiro, passam a habitar o espaço, até o dia 18 de maio quando finalizam o processo de interferência artística no MAM.

Com abertura marcada para as 19h do dia 14 de maio, o QG do GIA se constitui em um ambiente construído através de ações, intervenções artísticas, trabalhos e encontros. Criado em 1997, em Salvador, o coletivo busca a elaboração de trabalhos que vão de encontro a diversas questões sociais e políticas.

Após a abertura do QG, será realizado um bate-papo com os artistas integrantes do grupo. Nos dois dias seguintes (15 e 16) acontecem encontros de coletivos artísticos com a participação de grupos de outros estados e na sexta-feira (16), às 21h, o grupo realiza a Festa do QG do GIA, com a participação do DJ Peba.

Para complementar a Semana Nacional dos Museus, o GIA também realiza intervenções na JAM, no sábado (17), a partir das 18h, no estacionamento inferior e no Pinte no MAM, no domingo (18), a partir das 15h, no mesmo local.

Abracadárvore

Inaugurando o Programa de Residências Artísticas do MAM, a portuguesa Gabriela Albergaria, monta seu ateliê na Galeria 3, onde vai realizar seu processo de pesquisa e intercâmbio com a comunidade artística e a população local até o dia 22 de junho.

Durante a Semana Nacional dos Museus, de 13 a 16 de maio, Gabriela ministra um workshop com adolescentes de escolas públicas de Salvador, no qual ela vai demonstrar as técnicas com as quais trabalha seu universo de recriação da natureza através de intervenções em árvores e plantas mortas. Ela recria jardins, florestas e demais ambientes que remetem à uma reflexão sobre a interferência humana na natureza.

Nesta semana, Gabriela também começa o processo de elaboração da exposição pensada especialmente para o MAM, “Abacradárvore” – termo retirado de um poema de Jacques Prévert. A exposição tem abertura marcada para o dia 26 de maio e fica em cartaz até 22 de junho, na Galeria 3 do MAM.

Retratos da Alma da Bahia

Integrando a programação do MAM para a Semana Nacional dos Museus, a exposição da italiana Patrizia Giancotti, “Alma da Bahia”, entra em cartaz no dia 12 de maio (segunda-feira), às 19h, na Galeria Subsolo. No dia 13, a artista recebe o público para um bate-papo, às 19h, na Galeria 1.

A exposição coloca os visitantes diante do “frescor e da luminosidade da Bahia”, retratada sob a ótica de uma admiradora confessa da cultura do estado. A mostra é composta de 100 fotografias acompanhadas de textos do escritor e amigo Jorge Amado, ao qual Patrizia presta uma homenagem.

Um ano de Pinte no MAM

Um espaço para exercitar o lazer com arte. Esse é o foco do Pinte no MAM, projeto que acontece todos os domingos das 15h às 18h no Pátio das Mangueiras do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

O local se torna um ateliê temporário que recebe um público de todas as idades para o exercício da arte da pintura. Coordenado pelo artista plástico, Maninho de Abreu, o Pinte no MAM vai ganhar uma programação especial na Semana dos Museus, comemorando um ano de atividades.

No dia 11 de maio (domingo), às 15h, ocorre a abertura da exposição comemorativa que traz centenas de trabalhos realizados no último ano. Além disso, as atividades de pintura que ocorrem normalmente uma vez na semana, serão realizadas a partir da terça-feira (13), seguindo até o domingo (18), quando o Grupo de Interferência Ambiental (GIA) participará da programação.

Abertura da exposição Um ano de Pinte no MAM
11 de maio, às 15h