“Economia dos senhores de escravo: uma proposta jesuítica no Brasil Colonial” será o tema da próxima palestra do curso “Conversando com a sua História”, a ser realizada na próxima terça-feira (20), às 17 horas, no Palácio Rio Branco (auditório da Fundação Pedro Calmon). A palestrante será Ana Palmira Bittencourt Casimiro, doutora em Educação, pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Teoria e História da Arte, também pela Ufba.

Ana Palmira – que é também professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste das Bahia (Uesb) – vai mostrar como era a função educativa da Igreja no Brasil Colonial, “em uma época em que dilatar o Império era um objetivo do Reino, mas também, interesse da Igreja, que via ampliar-se o espaço para a propagação da Fé".

Com um dos principais grupos da época estava o italiano Jorge Benci, que viveu na Bahia entre 1681 e 1700. Como hipótese, a pesquisadora afirma que “no Brasil Colonial, além da pedagogia jesuítica sistematizada para alguns portugueses brancos e uma pedagogia também sistematizada para a educação e evangelização dos índios, foi elaborada terceira pedagogia destinada aos africanos escravizados”.

O curso “Conversando com sua História” é realizado pela Fundação Pedro Calmon através de aulas-palestras, sempre às terças–feiras às 17 horas. Na programação, iniciada há duas semanas e com término previsto para outubro, são abordados temas ligados à história, cultura e à evolução econômica e social da Bahia, abordados através de depoimentos pessoais, apresentação de trabalhos de pesquisa, além de dissertações de mestrado e teses de doutorado.