A universidade precisa estar mais articulada com a educação básica para ajudar a promover melhores indicadores educacionais. É partindo dessa filosofia que pesquisadores, professores e graduandos de diversos lugares do país defenderam nesta quarta-feira (21), durante o Simpósio da Educação Básica, que não pode continuar havendo uma dissociação entre estes dois espaços.

Realizado no Instituto Anísio Teixeira, o simpósio promovido pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) em parceira com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) reúne cerca de 500 participantes.

As reflexões e concepções debatidas durante o Simpósio da Educação Básica vão servir para subsidiar a construção de políticas públicas para a educação baiana. “O que acontece aqui hoje é a integração e entendimento coletivo de que precisamos discutir a educação básica e buscar soluções para os indicadores educacionais. Como centro privilegiado de pesquisa, a universidade tem muito a contribuir”, avaliou a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Ana Teixeira.

Com a temática Articulação, educação básica e universidade, a programação contou com mesas-redondas, ateliês temáticos e conferências, relacionados a assuntos emergentes, como propostas curriculares, educação no campo, educação inclusiva e movimentos sociais. O pano de fundo das discussão foi a perspectiva das pesquisas desenvolvidas nas universidades sobre os assuntos e como podem ser associadas às políticas públicas do governo e secretarias municipais de educação de todo o estado.